Quinta-feira, 15 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 16 de setembro de 2017
A campanha de multivacinação de crianças e adolescentes até 15 anos incompletos prossegue até o dia 22 de setembro em todo o País. Neste sábado (16), Dia D da campanha, os postos de saúde estarão abertos para a imunização. Em Porto Alegre, a frota de ônibus circulará com passe livre para facilitar o acesso às unidades de saúde.
Na Capital, a rede municipal oferece os imunobiológicos, com exceção da vacina BCG, que é feita em unidades-referência, em todas as salas de vacina com condições técnicas de atendimento ao público, além das unidades que abrem em horário estendido – US São Carlos e Centro de Saúde Modelo.
É fundamental que a caderneta de vacinação seja levada à unidade de saúde, o que permitirá a avaliação da situação de cada criança ou adolescente, ou seja, com a carteira, os profissionais de saúde poderão avaliar se há falta de alguma vacina ou necessidade de dose adicional de algum imunobiológico pra complemento do esquema vacinal.
Objetivos
A intenção da campanha de multivacinação é resgatar não vacinados ou completar esquemas de vacinação, visando atualizar a caderneta das crianças e adolescentes de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.
São disponibilizadas 14 vacinas para as crianças – BCG, Hepatite B, Pentavalente, VIP, VOPb, Rotavírus humano, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C conjugada, Febre amarela, Tríplice viral, Tetra viral (ou tríplice viral + varicela) DTP, Hepatite A, Varicela (para os indígenas) – e seis vacinas para os adolescentes: hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dT, meningocócica C conjugada e HPV). Além das seis do calendário, adolescentes grávidas terão à disposição dTpa e, indígenas adolescentes, vacina contra varicela.
A atualização do esquema vacinal também contribui para manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis no Brasil (diarreia por rotavírus, sarampo, coqueluche, difteria, tétato neonatal e acidental, meningites, hepatites A e B, poliomielite, febre amarela, HPV).
Confira as unidades-referência para BCG por GD (Gerência Distrital de Saúde) da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre:
GD Centro
Modelo
Santa Marta
GD Partenon/Lomba do Pinheiro
Bananeiras
Santo Alfredo
Panorama
Lomba do Pinheiro
São Carlos
Mapa
Vila Vargas
Ernesto Araújo
Esmeralda
GD Norte/Eixo Baltazar
Assis Brasil
Passo das Pedras II
Santa Rosa
Rubem Berta
GD Sul/Centro-Sul
Camaquã
Beco do Adelar
Tristeza
Ipanema
GD Glória/Cruzeiro/Cristal
Aparício Borges
Vila dos Comerciários
Glória
Cristal
Osmar Freitas
GD Noroeste/Humaitá/Navegantes/Ilhas
IAPI
Farrapos
Ilha dos Marinheiros
Navegantes
GD Leste-Nordeste
Bom Jesus
Chácara da Fumaça
GD Restinga/Extremo Sul
Restinga
Lami
Belém Novo
Escolas
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, revelou que o ministério ainda vai eleger um Dia D de vacinação nas escolas durante a campanha. A data ainda vai ser definida com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. “Isso será um grande avanço para o nosso compromisso de ampliar a cobertura vacinal, quando pretendemos atualizar o maior número de cadernetas possível”, disse Barros.
Para o ministro, é preciso esclarecer as famílias de que a vacinação é a melhor maneira de prevenir doenças. “Existem movimentos contra a vacinação, mas ela é o melhor tipo de prevenção. Continuamos com a vacinação permanente, todo dia é dia de vacina, e fazemos as campanhas para alertar a população”, declarou.