Segunda-feira, 20 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo ONU pede diálogo sobre desnuclearização da Coreia do Norte

Compartilhe esta notícia:

Segundo o ditador Kim Jong-un, entretanto, "a posse de armas nucleares é um direito legítimo e inalienável".

Foto: KCNA
Governada por Kim Jong-un, a Coreia do Norte lançou um número recorde de mísseis nesta semana. (Foto: KCNA)

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, se manifestou nesta sexta-feira (9) sobre as medidas anunciadas pelo ditador Kim Jong-un sobre a questão nuclear e cobrou a reabertura do diálogo de desnuclearização da Coreia do Norte.

Horas antes, o governo de Pyongyang publicou uma nova lei em que autoriza a realização de um “ataque nuclear preventivo” contra qualquer país que seja considerado uma “ameaça iminente”. Além disso, a legislação permite um ataque imediato a uma nação que faça uma ação militar contra a Coreia do Norte.

Debate nuclear

“Aumentar o papel e o significado das armas nucleares é contrário às décadas de esforços da comunidade internacional para reduzir e eliminar os riscos atômicos. Faço um apelo à Coreia do Norte para retomar o diálogo com as partes interessadas a fim de atingir uma paz sustentável e a completa e verificável desnuclearização da península”, acrescentou Guterres.

No entanto, a retomada das negociações não deve ocorrer de maneira próxima. Em seu discurso nesta sexta-feira, Kim afirmou que “a posse de armas nucleares é um direito legítimo e inalienável” e que a “nova lei torna impossível as conversas sobre a desnuclearização”.

Estados Unidos

Já os Estados Unidos, que estavam nas fracassadas últimas negociações, afirmaram que estão compromissados com a desnuclearização.

“Não temos nenhuma intenção hostil contra a Coreia do Norte, mas estamos totalmente comprometidos com a defesa da Coreia do Sul e com a desnuclearização. Vamos defender Seul da ameaça nuclear com todos os meios disponíveis”, disse em sua coletiva diária a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Fraudadores tentam enganar consumidor dizendo que conhecem funcionário da Serasa que pode eliminar pendências
Bares querem horário de verão
https://www.osul.com.br/onu-pede-dialogo-sobre-desnuclearizacao-da-coreia-do-norte/ ONU pede diálogo sobre desnuclearização da Coreia do Norte 2022-09-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar