Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil ONU premia Brasil por controle ao tabaco e por ações no trânsito

Compartilhe esta notícia:

O prêmio em relação ao tabaco foi destinado à Comissão Nacional de Implementação da Convenção-Quadro. (Foto: Arquivo/Agência Brasil)

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, recebeu nesta segunda-feira (23), o Prêmio da Força-Tarefa Interagências da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York. O reconhecimento foi para atos do governo brasilero para combater o tabaco e pela diminuição de mortes no trânsito. Nos últimos 12 anos, o número de fumantes no Brasil reduziu 40%, passando de 15,6% em 2006 para 9% em 2018. Entre 2010 e 2017, o país diminuiu em 17,4% o número de mortes por acidentes de trânsito, de 42.844 para 35.374 óbitos.

Conforme o governo brasileiro, o prêmio da ONU é um reconhecimento à contribuição brasileira para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), como um plano de ação à saúde até 2030. “Conseguimos chegar a 9% de pessoas que fumam no país graças a nossa luta contra o tabaco por quase 20 anos”, afirmou Mandetta. “Nós seremos o primeiro país livre do tabaco no mundo. E isso é algo que somente a cobertura universal em saúde e o apoio da sociedade pode fazer”, destacou o ministro.

Em relação ao tabaco, o prêmio foi destinado à Comissão Nacional de Implementação da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco e seus Protocolos do Brasil (CONICQ), presidida pelo Ministério da Saúde. O Brasil também foi premiado pelo programa Vida no Trânsito. Criado em 2010, a iniciativa tem como meta principal a redução de 50% no número de óbitos por acidentes de trânsito até 2020. As capitais que mais aderiram ao programa tiveram redução superior ao índice de 40%, com destaque para Aracaju, com redução de 55,8%; Porto Velho (52,0%); São Paulo (46,7%); Belo Horizonte (44,7%); Salvador (42,7%); e Maceió (41,9%).

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Mesmo após polêmicas, Ministro da Economia volta a defender imposto sobre pagamentos
Com a alta do dólar, os gastos de brasileiros no exterior caem 5%
https://www.osul.com.br/onu-premia-brasil-por-controle-ao-tabaco-e-por-acoes-no-transito/ ONU premia Brasil por controle ao tabaco e por ações no trânsito 2019-09-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar