Quinta-feira, 28 de maio de 2026
Por Redação O Sul | 23 de dezembro de 2015
A 52ª edição da Operação Viagem Segura de Natal começou à 0h dessa quarta-feira. O reforço das ações de fiscalização, que soma a atuação de diversos órgãos para prevenir acidentes de trânsito no Estado, prossegue até o final da noite de domingo. A fiscalização será reforçada novamente no dia 30 para a Viagem Segura de Ano Novo, encerrando-se no domingo seguinte.
O Natal ocupa a terceira posição no ranking dos feriados mais violentos, ficando atrás do Dia das Mães e da Páscoa. A média nos feriados de Natal dos últimos cinco anos foi de 7,2 vítimas fatais por dia, número maior que a média geral dos 15 feriados prolongados em que ocorre a operação (6,6 mortes por dia). Em 2014, foram 38 mortes. Na estatística do Detran-RS (Departamento Estadual de Trânsito do RS), são contabilizadas as vítimas que morrem até 30 dias pós-acidente – por isso o dado pode ser diferente de notícias divulgadas ao final do feriado.
A Viagem Segura completou cinco anos no feriado de 15 de novembro deste ano, somando mais de quatro milhões de veículos fiscalizados. No período, foram registradas quase 622 mil infrações, recolhidos 61,3 mil veículos e 16,3 mil carteiras de habilitação. Foram aplicados 109 mil testes de etilômetro e contabilizadas 12 mil infrações por embriaguez.
A ação reúne Polícia Rodoviária Federal, Detran-RS, Polícia Civil, BM (Brigada Militar) e Comando Rodoviário da BM em operações de fiscalização nos feriadões e finais de semana em que é esperada maior movimentação em estradas e vias municipais. Também atuam órgãos locais, como a Empresa Pública de Transporte e Circulação em Porto Alegre.
Os comentários estão desativados.