Terça-feira, 04 de agosto de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Mist

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Opositor de Putin, Alexei Navalny morreu na prisão, dizem agências russas

Compartilhe esta notícia:

Até o início de dezembro, ele estava detido na colônia da região de Vladimir, a 250 quilômetros de Moscou.

Foto: Reprodução
Até o início de dezembro, ele estava detido na colônia da região de Vladimir, a 250 quilômetros de Moscou. (Foto: Reprodução)

O opositor russo Alexei Navalny morreu na prisão, informaram as agências russas nesta sexta-feira (16). A informação foi confirmada pelo serviço penitenciário da região de Yamalo-Nenets, onde cumpria pena de 19 anos.

“Navalny sentiu-se mal após uma caminhada, perdendo quase imediatamente a consciência. A equipe médica chegou imediatamente e uma equipe de ambulância foi chamada. Foram realizadas medidas de reanimação que não produziram resultados positivos. Os paramédicos confirmaram a morte do condenado. As causas da morte estão sendo apuradas”, disse o comunicado.

Em 11 de janeiro, Navalny apareceu em imagens pela primeira vez desde que foi transferido para uma colônia penal em Kharp, no Ártico russo, em dezembro. Na época, a equipe do crítico do Kremlin ficara três semanas sem notícias dele, e pouco se sabia sobre o estado de saúde do detento. Há pouco mais de um mês, ele participou via videoconferência de uma audiência da Suprema Corte, que ocorria em Moscou e avaliava as queixas do opositor às condições de sua detenção na Sibéria.

A colônia penal para a qual foi transferido, apelidada de “Lobo Polar”, é um estabelecimento herdado do Gulag soviético. Ao tribunal, Navalny disse que era submetido a temperaturas “congelantes”, que chegavam a 32 graus negativos.

“A cela de punição costuma ser um lugar muito frio”, afirmou ele. “Você sabe por que as pessoas escolhem um jornal lá [um dos itens que podem receber na cela]? Para se cobrirem. Porque com um jornal, posso dizer a vocês, juízes, é muito mais quente dormir, por exemplo, do que sem ele. E então você precisa de um jornal para não congelar.”

Navalny também se queixou do limite de tempo para fazer as refeições.

“É impossível comer em 10 minutos”, relatou à Corte. “Se você comer todos os dias em 10 minutos, [fazer] esta refeição se tornará um processo bastante complexo.”

Apesar das queixas, Navalny parecia estar de bom humor. Ele chegou a brincar, durante a audiência, que ainda não havia recebido nenhuma correspondência de Natal por estar “muito longe”.

A meses da eleição presidencial no país, Navalny foi levado para a colônia penal número 3, na localidade de Kharp, anunciou a porta-voz do ativista, Kira Yarmish, na rede social X (antigo Twitter), na última semana de dezembro. Na ocasião, Navalny disse estar “bem”. A viagem até sua nova prisão durou 20 dias e foi “bastante cansativa”, declarou ele na rede X.

Até o início de dezembro, ele estava detido na colônia da região de Vladimir, a 250 quilômetros de Moscou.

Navalny, um ativista anticorrupção e um dos principais adversários políticos do presidente Vladimir Putin, cumpre pena de 19 anos de prisão por “extremismo”. Ele foi detido em janeiro de 2021 ao retornar à Rússia, depois de se recuperar na Alemanha de um envenenamento que, segundo ele, foi planejado pelo Kremlin.

Kharp, uma pequena cidade de 5 mil habitantes, situa-se em Yamalia-Nenetsia, uma região remota no norte da Rússia. A localidade fica além do Círculo Polar Ártico e abriga várias colônias penais. Um dos principais colaboradores de Navalny, Ivan Zhdanov, afirmou que esta é “uma das colônias mais remotas” da Rússia. As condições lá são “difíceis”, escreveu na rede X.

“As condições lá são duras, com um regime especial na zona de permafrost” e muito pouco contato com o mundo exterior, disse Jdanov. O permafrost é uma camada do subsolo da crosta terrestre que está permanentemente congelada.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

10 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Carlos Alberto Pugliese
16 de fevereiro de 2024 13:34

Que opositores Bolsonaro matou, bate-cú Vandeco ?

Vanderlei Ochoa
16 de fevereiro de 2024 13:32

Verdade, O mito tentou dar um golpe e ficar no poder matando opositores…ainda bem que se deu mal. Agora vai pra PAPUDA…

Jorge Bender
16 de fevereiro de 2024 12:26

Verdadeira ditadura!
Acabe com os opositores e seja dono do poder.
Semelhanças por aqui.

Andre Palo
16 de fevereiro de 2024 12:50

Cumpanheiro Putin, usando a mesma Cartilha que a atual ditadura do Brasil….
Eliminar Opositores…..
Criar a Narrativa de Golpe e colocar Bolsonaro na cadeia por 20 anos ….Este é o alvo..

Nos EUA, Lula diz que Bolsonaro não tem chance de voltar
https://valor.globo.com › politica › noticia › 2023/02/10
10 de fev. de 2023 — Para Lula, ex-presidente é uma “cópia fiel” de Donald Trump e será condenado por ‘genocídio’

Andre Palo
16 de fevereiro de 2024 12:51

“BOLSONARO não VOLTA MAIS, mas PRECISAMOS de …
https://www.youtube.com › watch
11 de fev. de 2023 — “BOLSONARO não VOLTA MAIS, mas PRECISAMOS de UMA NARRATIVA” diz LULA em ENTREVISTA para CNN. 41K views · 10 months ago …more.

Eloa Guterres Dos Santos Guterres Dos Santos
16 de fevereiro de 2024 13:18

Jorge Bender, lembre se que quem é amigo do Putin é Bolsonaro inclusive a visitou lembra???

Andre Palo
16 de fevereiro de 2024 13:23

Lula é fiel a Putin, mas não à Constituição Federal
https://www.poder360.com.br › opiniao › lula-e-fiel-a-p…
13 de set. de 2023 — Declarações do presidente sobre o Tribunal Penal Internacional enfraquecem a defesa dos direitos humanos e a cooperação global.

Vanderlei Ochoa
16 de fevereiro de 2024 14:28

Que alegria em saber que a DEMOCRACIA BRASILEIRA resistiu aos golpistas de uma FIGA!!!!!! BRASIL ACIMA DE TUDO, LEIS ACIMA DE TODOS!!!!!!!!!!

Vanderlei Ochoa
16 de fevereiro de 2024 14:31

Carlos Alberto Pugliese PUGGINA ALMEIDA…quaquaquaqua

Fernando Krause
16 de fevereiro de 2024 15:04

Qualquer semelhança com o que acontece na Venezuela, em Cuba, na Nicarágua e em outras republiquetas “socialistas”, cujos ditadores cumpanheros querem se eternizar no poder não é mera coincidência.
E no Brasil…

Caixa começa a pagar Bolsa Família de fevereiro
Presídio federal: buscas por fugitivos mobilizam helicópteros, drones e mais de 300 agentes
Pode te interessar
10
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x