Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Organização Mundial da Saúde pede que pessoas idosas e do grupo de risco sejam vacinadas antes das crianças

Compartilhe esta notícia:

De cada dez mortos pelo vírus, quase sete estão no grupo mais velho. (Foto: Reprodução)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta sexta-feira (7) que não se pode começar a vacinar crianças contra a covid-19 até que todos os países tenham vacinado os idosos e pessoas dos grupos de risco.

“Gostaríamos de enfatizar mais uma vez que a prioridade deve ser fornecer vacinas a todos os países do mundo para os grupos de maior prioridade antes de começarmos a vacinar os grupos com menor risco de infecção”, afirmou a doutora Kate O’Brien, Diretora do Departamento de Imunizações e Vacinas da OMS, em entrevista coletiva.

O alerta surge após o Canadá aprovar na quarta-feira o uso da vacina Pfizer-BioNTech para adolescentes a partir dos 12 anos, tornando-se o primeiro país a aprová-la para essa faixa etária.

Os Estados Unidos devem seguir o exemplo canadense na próxima semana, enquanto a Alemanha anunciou que poderá oferecer a vacina contra a covid-19 a todos os adolescentes com mais de 12 anos até o final de agosto.

Expandir a vacinação para adolescentes em países ricos poderia abrir campanhas de vacinação para mais pessoas, ampliando a desigualdade tão criticada pela Organização Mundial da Saúde.

“Quando as vacinas forem distribuídas de forma adequada e equitativa, de modo que cada país receba vacinas suficientes para os grupos prioritários, daremos as boas-vindas ao uso da vacina para os jovens”, conclui O’Brien.

Atualização de protocolos

A OMS atualizou o protocolo com medidas de proteção contra a covid-19, com ênfase naquelas que evitem a contaminação pelo ar. Uso de máscara de boa qualidade, bem ajustada ao rosto; ventilar ambientes ao máximo; manter o distanciamento das outras pessoas; e realizar a higiene constante das mãos, sempre evitando tocar o rosto, são as ações efetivas para se prevenir contra o novo coronavírus. “Atualmente, não há caso confirmado de covid-19 transmitido por meio de alimentos ou embalagens de alimentos”, destaca também a OMS, apontando que não há necessidade de higienizar as compras.

“O vírus pode se espalhar pela boca ou nariz de uma pessoa infectada em pequenas partículas ao tossir, espirrar, falar, cantar ou respirar. Essas partículas variam de gotículas respiratórias maiores a aerossóis menores. A evidência atual sugere que o vírus se espalha, principalmente, entre pessoas que estão em contato próximo umas com as outras, normalmente dentro de um metro. Uma pessoa pode ser infectada quando aerossóis ou gotículas contendo o vírus são inalados ou entram em contato direto com os olhos, nariz ou boca. O vírus também pode se espalhar em ambientes internos mal ventilados e/ou lotados, onde as pessoas tendem a passar mais tempo. Isso ocorre porque os aerossóis permanecem suspensos no ar ou viajam a mais de um metro”, diz a OMS.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Protestos na Colômbia: o que o cenário sem precedentes indica sobre o futuro do país
A menos de 80 dias da Olimpíada, Tóquio prorroga estado de emergência por causa do coronavírus
https://www.osul.com.br/organizacao-mundial-da-saude-pede-que-pessoas-idosas-e-do-grupo-de-risco-sejam-vacinadas-antes-das-criancas/ Organização Mundial da Saúde pede que pessoas idosas e do grupo de risco sejam vacinadas antes das crianças 2021-05-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar