Sexta-feira, 26 de abril de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Os alunos que humilharam um professor no Rio de Janeiro estão suspensos e podem ser transferidos

Compartilhe esta notícia:

Caso aconteceu em um Ciep de Rio das Ostras. (Foto: Reprodução)

Quatro alunos que aparecem num vídeo agredindo e humilhando o professor Thiago dos Santos Conceição, de 31 anos, dentro de sala de aula em Rio das Ostras (RJ), estão temporariamente suspensos e podem ser transferidos de escola, como prevê o regimento. A Polícia Civil vai intimar seis jovens para prestar esclarecimentos sobre o episódio, ocorrido na última terça-feira, no Ciep Municipal Mestre Marçal. Alunos e professores evitam falar sobre o assunto, e os que falam pedem anonimato.

De acordo com relatos, a turma 906, à qual pertencem os alunos que ofenderam, ameaçaram e tentaram atirar uma pochete no professor, é conhecida por ter alunos encrenqueiros. No 9º ano do Ensino Fundamental, o normal é que os estudantes tenham 14 ou 15 anos. Mas, por causa da distorção série-idade, a turma 906 conta com alunos de até 19 anos. Um dos jovens identificado pela escola como tendo participado da confusão tem 18 anos e poderá responder criminalmente.

“Eles são mais velhos e se acham os donos da escola. Sempre estão no meio de confusão, querendo bater nos outros alunos e ofendendo os professores. Não é a primeira vez que vejo um professor reclamar”, conta uma aluna da turma 905.

Uma mãe de uma estudante do 6º ano, que prefere não se identificar, reclama da postura da direção da unidade em relação a episódios como esse.

“Mãe sempre fica preocupada com o filho na escola, ainda mais depois de um caso desses. Já tiveram outras situações de briga, ameaça, mas a direção sempre abafa. Dessa vez, só fizeram alguma coisa porque saiu na mídia”, diz ela.

Na porta de entrada do colégio, uma pichação traz a seguinte mensagem: “Por uma educação que nos ensine a pensar, não que nos ensine a obedecer”.

A direção não quis receber a equipe de reportagem. O secretário de Educação de Rio das Ostras, Maurício Henriques Santana, diz que a escola está colaborando com as investigações, que estão a cargo da 128ª DP (Rio das Ostras).

“Todas as medidas que são previstas no nosso regimento estão sendo adotadas. Quatro alunos identificados pela escola estão suspensos por um período determinado, mas cuja duração preferimos não revelar agora. O regimento prevê advertência oral, por escrito, suspensão e transferência de unidade, mas essa decisão tem que ser tomada pelo colegiado da escola, e não pela secretaria. Estamos atendendo a todos os órgãos competentes que estão envolvidos no caso”, diz.

Problemas

Episódios de agressão não são os únicos problemas enfrentados pelos alunos do Ciep municipal Mestre Marçal. Eles reclamam que as salas de aula não têm ar-condicionado e nem mesmo ventilador. Pelo menos 15 salas estariam com os ventiladores quebrados, de acordo com os alunos. Ainda segundo os estudantes, a sala de informática está fechada desde o início do ano.

Em setembro de 2015, a escola foi alvo de vândalos. Durante a madrugada, vândalos arrombaram salas e picharam o colégio. Foram furtados uma máquina de filmagem, um microfone sem fio, um notebook, um fone de ouvido e duas caixas de som.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O Ministério Público investigará Geraldo Alckmin por desapropriações de terrenos de sua família
Alckmin disse ser improcedente o inquérito aberto pela Promotoria de São Paulo
https://www.osul.com.br/os-alunos-que-humilharam-um-professor-no-rio-de-janeiro-estao-suspensos-e-podem-ser-transferidos/ Os alunos que humilharam um professor no Rio de Janeiro estão suspensos e podem ser transferidos 2018-09-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar