Domingo, 23 de Fevereiro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
23°
Partly Cloudy

Notícias Os bairros IAPI e Passo D’Areia, na Zona Norte de Porto Alegre, têm alteração no trânsito a partir desta segunda-feira

Desvios são motivados por obra de macrodrenagem na região. (Foto: Reprodução/GoogleView)

Devido ao início de uma nova etapa nas obras de macrodrenagem da bacia hidrográfica do Arroio Areia, na Zona Norte de Porto Alegre, a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) fará desvios no trânsito de veículos a partir das 9h desta segunda-feira na região dos bairros IAPI e Passo D’Areia. As alterações devem prosseguiu pelas próximas semanas.

A principal mudança ocorrerá na avenida Plínio Brasil Milano, no trecho situado entre o Viaduto Obirici e o número 2.402 da via, no sentido Bairro-Centro. Ali o trânsito será bloqueado, com redirecionamento para duas faixas no contrafluxo do sentido oposto, com acessos por meio do canteiro central. As ruas Cacequi, Sobradinho e Gustavo Moritz estarão liberadas apenas para acesso local, com passagem protegida para pedestres.

Já no sentido Centro-Bairro, os condutores de veículos que trafegarem pela Plínio Brasil Milano poderão utilizar a faixa da direita, compartilhada com o transporte coletivo. Mas eles serão orientados a fazer um desvio pela rótula da rua José da Silva, a fim de acessar a avenida Assis Brasil pela avenida Grécia – que será a principal alternativa – ou então pelas ruas Jary e Bezerra de Menezes.

Com exceção da linha de ônibus “608-IAPI”, que terá o seu terminal transferido para a rua Jary, as demais opções de transporte público não sofrerão alterações no trecho compreendido pela operação municipal da EPTC. Os bloqueios ocorrerão em etapas, a fim de ocasionar o menor impacto possível, e serão sinalizados com as indicações dos desvios. Conforme o avanço das obras, poderão ser feitos ajustes.

Obras

A ampliação do sistema de macrodrenagem do Arroio Areia foi iniciada em junho do ano passado, com a construção de um reservatório, confecionado em concreto e com capacidade de armazenamento para 7,6 mil metros quadrados de água, na Praça Doutor Luis Francisco Guerra Blessman, no bairro Três Figueiras.

Segundo a prefeitura da Capital gaúcha, essa primeira fase do serviço está com a parte de drenagem concluída e o reservatório já em funcionamento. Agora estão em andamento o nivelamento do terreno para urbanização da praça. Com as duas novas obras do conjunto iniciadas em junho, três etapas já estão sendo executadas. A obra da Plínio Brasil Milano será a quarta a entrar em operação.

A obra conta com um investimento de mais de R$ 107 milhões (incluindo a verba para trabalhos sociais e apoio à fiscalização de obras), bancados pela União. Tratam-se de recursos a fundo perdido, provenientes do Plano Nacional de Gestão de Risco e Resposta a Desastres Naturais (o chamado “PAC Prevenção”) e têm contrapartida financeira de R$ 1,3 milhão por parte da prefeitura de Porto Alegre.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Polícia ouvirá médicos que atenderam marido de deputada para apurar se ele vinha sendo envenenado
Investigação aponta que filho da deputada Flordelis levou pistola para casa dez minutos antes do crime
Deixe seu comentário
Pode te interessar