Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
16°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Os bispos do Chile pediram perdão por abusos sexuais e prometeram delatar os casos

Compartilhe esta notícia:

De acordo com dados da procuradoria chilena, há 38 casos vigentes de delitos cometidos por clérigos e laicos contra menores, adolescentes e adultos. (Foto: Reprodução)

Os bispos da Igreja Católica do Chile pediram perdão  pelos abusos sexuais de membros do clero contra menores e se comprometeram a informar sobre todos os casos, além de aumentar a coordenação com a procuradoria nas investigações. Após um conclave em uma localidade litorânea próxima de Santiago, a cúpula da igreja reconheceu que “falhou” em seu dever de atender e acompanhar as vítimas devido ao “graves pecados e injustiças cometidas por sacerdotes e religiosos”.

As denúncias contra diversos membros da Igreja Católica chilena levaram o papa Francisco a abrir uma investigação neste ano que provocou a saída de bispos e outros sacerdotes acusados de praticar ou encobrir abusos contra menores. “Não reagimos a tempo ante os dolorosos abusos sexuais, de poder e de autoridade, e por isso pedimos perdão em primeiro lugar às vítimas e sobreviventes”, disse Santiago Silva, presidente da Conferência Episcopal do Chile.

“Alguns de nós conseguimos ser mais ativos e atentos à dor sofrida pelas vítimas, pelos familiares e pela comunidade eclesial”, acrescentou.

De acordo com dados da procuradoria chilena, há 38 casos vigentes de delitos cometidos por clérigos e laicos contra menores, adolescentes e adultos. No total, são 73 pessoas investigadas e 104 vítimas, a maioria delas menores de idade no momento dos abusos.

Em resultado disso todos os membros do episcopado combinaram uma série de medidas e compromissos na intenção de pôr fim às faltas e omissões que provocaram a pior crise da Igreja Católica no Chile. “A partir desta data, divulgaremos publicamente toda investigação prévia sobre possíveis abusos sexuais de menores de idade praticados em nossas jurisdições. Solicitamos o mesmo dos superiores de congregações religiosas”, disse Silva.

Juntamente com ele, o episcopado reiterou seu compromisso de colaborar com a justiça civil para que dezenas de casos nas mãos da procuradoria chilena sejam investigados.

“Pretende-se fazer um convênio para ter uma transmissão fluida de informação que esteja conforme tanto com a igreja, de acordo com nossa normativa, como também com os requerimentos do Ministério Público. Isso está em discussão”, disse o secretário-geral do Episcopado, Fernando Ramos. Sobre a possibilidade de a igreja entregar os nomes das vítimas à procuradoria, Ramos disse se tratar de um dos tópicos que estão “em discussão”.

Freiras

Um grupo de freiras que saiu da Igreja Católica denunciou ter sido “por anos” alvo de abusos sexuais de padres no Chile. Segundo as religiosas, os abusos foram ignorados pelas autoridades eclesiásticas na congregação “Irmãs do Bom Samaritano”, na região de Maule, conforme informações divulgadas por um canal de TV local.

As religiosas asseguraram que também foram exploradas pelos padres em suas atividades no convento. Depois de terem denunciado os crimes, elas foram punidas e expulsas da congregação sem qualquer compensação.

Yolanda Tondreaux, uma das freiras, disse ao programa que foi beijada e acariciada por um padre, assim como outras integrantes do convento. Ela faz parte de um grupo de 23 freiras expulsas da congregação, sem ressarcimento econômico, por ter feito a denúncia de abusos.

Outras duas religiosas, Eliana Macías e Consuelo Gómez, disseram ter conversado em janeiro com o arcebispo de Malta, Charles Scicluna, enviado pelo papa Francisco para ouvir vítimas de abusos da Igreja. Mas afirmaram que, até o momento, não receberam resposta oficial sobre suas denúncias.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Possibilidade de investigar presidente Michel Temer divide especialistas
Acabaram-se as festas
https://www.osul.com.br/os-bispos-do-chile-pediram-perdao-por-abusos-sexuais-e-prometeram-delatar-os-casos/ Os bispos do Chile pediram perdão por abusos sexuais e prometeram delatar os casos 2018-08-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar