Quarta-feira, 30 de setembro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Os Estados Unidos devem começar a campanha de vacinação contra o coronavírus nesta segunda-feira ou na terça-feira

Compartilhe esta notícia:

. (Foto: Reprodução)

O secretário de Saúde dos Estados Unidos, Alex Azar, disse nesta sexta-feira (11) que a aprovação da vacina desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech “deve sair nos próximos dois dias”, e que “na segunda ou terça-feira” os norte-americanos poderão começar a ser vacinados.

“A FDA informou à Pfizer que eles têm a intenção de seguir com a autorização nos próximos dois dias”, disse Azar em entrevista ao Good Morning America, da rede ABC. “Vamos ter as pessoas sendo vacinadas na segunda ou terça-feira da próxima semana.”

FDA é a sigla em inglês que identifica a agência reguladora de medicamentos norte-americana. Na quinta-feira (10), um comitê consultivo da instituição recomendou a aprovação do uso emergencial da vacina Pfizer/BioNTech.

A recomendação vale para maiores de 16 anos. A FDA ainda terá de fazer uma determinação final. Depois, uma outra agência federal americana deverá dar o parecer final para que comece a vacinação em massa no país. A expectativa é que isso aconteça nos próximos dias.

Se isso ocorrer, os Estados Unidos se tornam o 4º país a autorizar o uso deste imunizante.

A vacina da Pfizer já foi aprovada pelo Reino Unido, Canadá e Bahrein. A agência regulatória britânica foi a primeira a aprovar o uso da vacina, ainda na semana passada. O Reino Unido iniciou sua campanha de vacinação nesta terça-feira (8).

Países que já aprovaram a vacina

O Reino Unido e Bahrein aprovaram o uso do imunizante na semana passada, mas apenas o Reino Unido começou sua campanha de vacinação. Na terça, teve início da campanha de vacinação para os britânicos – aplicada de forma gratuita pelo serviço público de saúde (NHS, da sigla em inglês).

Uma senhora de 90 anos, Margaret Keenan, foi a primeira a receber a dose.

A Health Canada, agência que regula as vacinas no país, aprovou na quarta-feira (9) a vacina da Pfizer. Após a revisão de dados, os canadenses concluíram que a vacina é segura e eficaz e já pode ser aplicada em todo o país, de forma emergencial, em pessoas maiores de 16 anos.

Eficácia comprovada

No início de novembro, as farmacêuticas anunciaram que sua vacina candidata tem eficácia de 95% na prevenção da Covid-19, segundo dados iniciais do estudo da terceira e última fase de testes. Os dados ainda foram publicados na revista científica “New England Journal of Medicine”.

Na prática, se uma vacina tem 95% de eficácia, isso significa dizer que 95% das pessoas que tomam a vacina ficam protegidas contra aquela doença.

A Pfizer informou que pretende produzir até 50 milhões de doses de vacina em 2020 para todo o mundo, e 1,3 bilhão de doses até o final de 2021.

Em julho, os EUA fecharam acordo com os laboratórios para comprar 100 milhões de doses ainda este ano, pelo valor de US$ 1,95 bilhão (cerca de R$ 10,1 bilhões). As informações são do portal de notícias G1.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Secretaria da Agricultura reforça alerta sobre golpes contra produtores rurais gaúchos
Eclipse solar total poderá ser visto nesta segunda no Brasil
Pode te interessar