Quinta-feira, 15 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 25 de novembro de 2015
Aedição de novembro da revista americana Out100 transforma Barack Obama no primeiro presidente dos Estados Unidos a estampar a capa de uma publicação voltada para o público gay. A imagem em preto e branco de Obama sorrindo, sob o título: “Nosso Presidente. Aliado. Herói. Ícone”, também foi usada pela Casa Branca para lançar uma campanha para defender os direitos dos homossexuais.
A Casa Branca apoia um projeto de lei federal, conhecido como Lei da Igualdade, que busca modificar o antigo texto dos direitos civis americanos para combater a discriminação de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros. “Isso é algo que o governo tem revisto há várias semanas”, assinalou o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest.
“Após essa revisão, agora está claro que o governo apoia firmemente a Lei de Igualdade. Esse projeto é uma legislação histórica que poderá permitir avançar no propósito de conseguir a igualdade para milhões de americanos.”
Edição de novembro da revista americana Out100 transforma Barack Obama no primeiro presidente dos Estados Unidos a estampar a capa de uma publicação voltada para o público gay. (Crédito: Reprodução)
Casamento gay.
Além de aparecer na capa, o líder político deu uma entrevista para a revista, na qual fala sobre a importância do casamento de pessoas do mesmo sexo e sobre a influência que elas tiveram tanto na sua vida pessoal como na profissional.
“Parte de ser os Estados Unidos é ter responsabilidade de se erguer pela liberdade, não apenas sua própria liberdade, mas a de todo mundo. Nossas histórias individuais se unem para fazer uma grande história da ‘América’”, afirmou Obama.
Em junho, a Suprema Corte dos Estados Unidos legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Com isso, os 13 Estados que ainda proibiam o matrimônio terão que legalizar as uniões. A decisão foi tomada por cinco votos contra quatro.