Sexta-feira, 02 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 29 de agosto de 2017
A Seleção Brasileira está completa para o duelo contra o Equador, marcado para esta quinta-feira, às 21h45min, na Arena do Grêmio. Os últimos a chegar em Porto Alegre foram o lateral-esquerdo Marcelo, o volante Casemiro (ambos do Real Madrid) e o atacante Roberto Firmino (Liverpool), que se apresentaram na manhã dessa terça-feira. Eles participaram do treinamento que começou às 16h30min no estádio Beira-Rio, assim como o meio-campista Giuliano e o atacante Taison, que desembarcaram na cidade logo após as primeiras atividades, no dia anterior.
A única dúvida para a partida, válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, é o meia-atacante Philippe Coutinho, que ainda não atuou pelo Liverpool na temporada. O clube inglês alega que o jogador está com dores nas costas, mas informações extraoficiais dão conta de que ele negocia a sua transferência para o Barcelona. No treino de segunda, o meia participou do aquecimento e da primeira parte do treino com bola, seguidos de um trabalho em separado com o preparador físico Fábio Mahseredjian.
Já classificada para o Mundial da Rússia, a seleção brasileira lidera o torneio, com 33 pontos. O Equador é o sexto colocado, com 20 pontos — dois a menos do que a Argentina, quinta colocada, que hoje disputaria a repescagem. Após o confronto contra o Equador, no dia 5 a equipe sob o comando do técnico Tite enfrentará a Colômbia, fora de casa.
Neymar
Neymar está de volta à Seleção, após cinco meses. A ausência não foi por suspensão ou lesão, mas estratégica. Poupado dos amistosos contra Argentina e Austrália, em junho, o atacante recebeu um descanso da camisa verde-e-amarela, pela primeira vez desde 2010.
Foram seis anos seguidos se apresentando no meio do ano para treinos e campeonatos pelo time nacional, da Copa América de 2011 aos Jogos Olímpicos de 2016, passando pelo Mundial de 2014. Com isso, ele acumulou 48 dias de férias entre o último jogo oficial pelo Barcelona, realizado dia 27 de maio, e o retorno ao clube em 14 de julho, quando se apresentou para a pré-temporada, antes da negociação com PSG (Paris Saint-Germain), da França.
O período de descanso é bem maior do que o atacante teve antes do Mundial de 2014, por exemplo. Devido à participação da seleção brasileira na Copa das Confederações de 2013, ele teve apenas 29 dias de férias. Colaborou para isso a ausência do Brasil na Copa das Confederações deste ano. A vaga foi perdida com a eliminação do time nas quartas de final da Copa América de 2015, disputada no Chile.
“Neymar não tinha folga há anos. Ele disputou Copa das Confederações, Copa do Mundo, Olimpíada. Ele necessitava de uma interrupção para que pudesse estar em plenas condições físicas para 2018”, afirmou o preparador físico da seleção brasileira, Fábio Mahseredjian.
“Acredito que isso será muito benéfico, não só para ele [Neymar] como para qualquer atleta, tanto no aspecto físico como no mental. Faz com que ele encare a temporada com as baterias recarregadas”, completou. O atacante se apresentou à seleção nesta segunda (28), em Porto Alegre.
Trensurb
A Trensurb terá um plano operacional durante todo o dia a fim de melhor atender os usuários na quinta-feira para o jogo Brasil x Equador. O serviço de trens sofrerá alterações, sendo incrementado o número de viagens previstas considerando-se um dia normal de operação. Das 16h30 às 19h, o intervalo entre os trens será de quatro minutos, das 19h01 às 21h, de 10 minutos e das 21h às 23h30min, de 15 minutos.
Para o retorno dos usuários que irão ao jogo, a Estação Anchieta permanece aberta até 0h30min de sexta-feira e as demais estações serão fechadas no horário normal de funcionamento. Serão realizadas quatro viagens extras partindo da Estação Anchieta, sendo duas no sentido Mercado e duas no sentido Novo Hamburgo. As demais estações funcionam apenas para o desembarque nesse período.
A empresa recomenda que os usuários comprem a passagem antecipada de ida e volta para agilizar o retorno. Vale lembrar que os bloqueios (ou catracas) do metrô aceitam os cartões de bilhetagem eletrônica SIM, TRI e TEU.