Terça-feira, 30 de setembro de 2025
Por Redação O Sul | 28 de março de 2020
Em razão da grande procura dos últimos dias, os postos de saúde de Porto Alegre já não tinham, nesta sexta-feira (27), mais doses de vacina contra a gripe, de acordo com informações da prefeitura. As doses deverão serem repostas pela Secretaria Estadual da Saúde nesta semana que inicia. No final da sexta-feira, apenas algumas lojas da rede Agafarma ainda possuíam doses da vacina contra a gripe. Idosos que ainda não se vacinaram devem aguardar a chegada de novas doses, para evitar deslocamentos desnecessários.
Conforme o Núcleo de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Porto Alegre recebeu 158 mil doses da vacina na primeira remessa enviada pelo Ministério da Saúde; 102 mil para unidades de saúde, drive-thrus e serviços domiciliares; e 56 mil para farmácias. De acordo com a coordenação de Assistência Farmacêutica da SMS, que acompanha a movimentação nas farmácias das redes Agafarma, Panvel e São João, a utilização desses pontos de vacinação aumentou a capacidade de atendimento, facilitando o acesso dos idosos de forma segura e ágil, além de minimizar riscos de contágio em função do coronavírus (Covid-19).
Mais de 130 mil pessoas já foram vacinadas contra a gripe no município. Os registros do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) indicam que até as 17h de sexta-feira, foram aplicadas 62.851 doses em pessoas com mais de 60 anos em unidades de saúde, no atendimento domiciliar em pacientes acamados e nos drive-thrus. Nas farmácias parceiras da Secretaria Municipal de Saúde, foram 47.400 doses, totalizando 110.251 vacinas administradas em idosos de quarta até sexta-feira. Com relação a profissionais da saúde, foram administradas 21.914 doses, totalizando 132.165 doses no público-alvo desta primeira fase da campanha. A campanha vai até 22 de maio.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul