Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado pedem ao secretário-geral da ONU a antecipação da entrega de vacinas ao Brasil

Compartilhe esta notícia:

Os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, conversaram nesta segunda-feira (12) com o secretário-geral da ONU. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), conversaram nesta segunda-feira (12) com o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres, sobre a situação da pandemia no Brasil. Os congressistas reforçaram o pedido para antecipar o envio de vacinas contra a covid-19 ao Brasil no âmbito do consórcio Covax Facility.

“Conversei hoje, ao telefone, com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, para explicar sobre a grave situação sanitária em que se encontra o País. Falei da necessidade de aumentarmos o fluxo de entrega de vacinas ao País”, disse Lira por meio de suas redes sociais.

O presidente da Câmara leu uma carta, que já havia sido enviada no final de março, na qual explica que o País já contabiliza mais de 300 mil óbitos e tem mais de 12 milhões de brasileiros contaminados. “Como já compramos as vacinas, a ajuda que precisamos da comunidade internacional é para acelerar o fluxo de sua entrega ao País”, diz um dos trechos da Carta.

Pacheco destacou que pediu ao secretário-geral que o País tenha prioridade na entrega das vacinas. “Reforcei o pedido de ajuda à ONU para o País se tornar prioridade do consórcio internacional Covax Facility para antecipação da entrega das vacinas”, afirmou o presidente do Senado em suas redes sociais.

Em 1º de abril, o País registrou sua maior média móvel de mortes (3.119). Na data, o presidente do Senado enviou ofício ao secretário-geral da ONU, no qual solicitava apoio do organismo e de outros países para acelerar a vacinação contra a covid-19 no Brasil.

Autorização especial

Já em 19 de março, Rodrigo Pacheco enviou à vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, um pedido de autorização especial para que o Brasil compre vacinas contra a covid-19 do estoque americano. Harris é também a presidente do Senado dos Estados Unidos, uma vez que, no sistema americano, os dois cargos se acumulam. Pacheco, por sua vez, exerce a presidência do Congresso Nacional.

No documento, Pacheco declara o interesse do Brasil em adquirir doses de vacina estocadas pelos Estados Unidos e ainda sem a previsão de uso local. Não há uma estimativa de número de doses a serem transferidas. Ele ressalta que o gesto “aprofundaria os laços de cooperação” entre os dois países e teria repercussões positivas internacionalmente, uma vez que o Brasil é, hoje, o “epicentro” da pandemia.

A mensagem também estende a oportunidade para que o Congresso e o governo americanos sugiram outras iniciativas de colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos na área da saúde e do combate à pandemia. As informações são da Agência Câmara de Notícias e da Agência Senado.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

O senador Jorge Kajuru diz que avisou Bolsonaro da gravação com ele 20 minutos antes de publicá-la
Senador pede que a CPI da Covid investigue também a ação de prefeitos e governadores durante a gestão da pandemia
https://www.osul.com.br/os-presidentes-da-camara-dos-deputados-e-do-senado-pedem-ao-secretario-geral-da-onu-a-antecipacao-da-entrega-de-vacinas-ao-brasil/ Os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado pedem ao secretário-geral da ONU a antecipação da entrega de vacinas ao Brasil 2021-04-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar