Sábado, 17 de maio de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Cinema Oscar 2021: saiba o que pode acontecer de inédito na premiação deste domingo

Compartilhe esta notícia:

Vitória de diretora chinesa está entre as marcas históricas que podem acontecer neste domingo. (Foto: Reprodução)

O Oscar 2021 pode ter marcos importantes no quesito da diversidade e de gênero. A cerimônia acontece neste domingo (25), dois meses depois do período usual.

Ano das mulheres na direção

Chloé Zhao, diretora de “Nomadland”, chega como favorita absoluta ao prêmio neste domingo após vencer o Globo de Ouro, o Bafta e o Sindicato dos Diretores.

Aqui, são dois recordes: o primeiro já foi quebrado quando a lista de indicados saiu com Chloé e Emerald Fennel (“Bela Vingança”). Nunca duas mulheres concorreram na categoria de direção no mesmo ano.

Quem ganhar vai fazer companhia para Kathryn Bigelow, até então a única mulher a vencer na categoria, pelo filme “Guerra ao Terror” em 2010.

Outro destaque é nas categorias de roteiro em que ambas estão indicadas: Chloé em roteiro adaptado e Emerald por original.

Se elas levarem, será a primeira vez na história que duas mulheres vencem nas categorias também no mesmo ano. A última mulher a vencer como roteirista foi Diablo Cody por “Juno”, no distante ano de 2008.

Noite pode ser da Chloé Zhao

Além da vitória nas categorias de direção e roteiro adaptado, o filme de Chloé ainda pode vencer nas categorias melhor filme e melhor edição.

Se isso acontecer, a cineasta chinesa vai se tornar a segunda pessoa, e a primeira mulher, a levar para casa quatro estatuetas em uma noite.

O primeiro a conquistar esse feito foi Walt Disney, com seu recorde de quatro Oscars em 1954 — de melhor curta de animação; melhor documentário de longa-metragem; melhor documentário de curta-metragem; e melhor curta em duas bobinas.

Frances McDormand pode vencer como atriz e produtora o ano

A protagonista de “Nomadland” também está na lista de produtores do filme, o que significa que ela pode acabar no palco mesmo que não seja vencedora na categoria de melhor atriz.

As comparações mais próximas são Barbra Streisand e Oprah Winfrey, que foram ambas indicadas como atrizes e produtoras, mas para filmes diferentes e em anos diferentes.

Vitória da diversidade

Há chances de todos os vencedores de melhor atuação (protagonistas ou coadjuvantes) serem de grupos étnicos minoritários. E isso é possível, porque os quatro atores, a seguir, são favoritos. Viola Davis e Chadwick Boseman levarem as estatuetas de melhor atriz e ator por “A Voz Suprema do Blues”; Youn Yug-Jung ganhar como melhor atriz coadjuvante por “Minari”; Daniel Kaluuya levar ator coadjuvante por “Judas e o Messias Negro”.

Maioria de atores indicados não é branca

Pela primeira vez, a cor branca não é predominante entre os atores indicados na categoria de Melhor ator.

Anthony Hopkins e Gary Oldman concorrem ao lado de Chadwick Boseman, Riz Ahmed ( O Som do Silêncio) e Steven Yeun (“Minari”).

Ahmed é muçulmano, não é favorito na categoria, mas se levar vai ser o primeiro ator a conquistar o prêmio na categoria de Melhor Ator.

Mahershala Ali também é muçulmano, mas venceu em 2017 como melhor coadjuvante, por seu papel em “Moonlight”.

Além disso, entre as 20 vagas disponíveis, nove são de atores e atrizes de minorias étnicas, o que também é um recorde.

Indicada mais velha pode ser premiada

Ann Roth tem 89 anos e é a figurinista de “A Voz Suprema do Blues”, filme estrelado por Viola Davis e Chadwick Boseman. Se vencer, ela vai ser a mais velha indicada em 2021 a conquistar a cobiçada estatueta. E as chances são grandes. Ann já foi cinco vezes indicada e venceu em 1996 pelo filme “O Paciente Inglês”.

Filmes indicados a roteiro original concorrem a melhor filme

“Minari”, “Bela Vingança”, “Judas e o Messias Negro”, “Os 7 de Chicago” e “O Som do Silêncio” estão concorrendo nas duas categorias e isso é inédito.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cinema

Oscar 2021: indicado a melhor filme, “O Som do Silêncio” levanta debate sobre inclusão de pessoas com deficiência
Brad Pitt está entre os apresentadores do Oscar; saiba como será a premiação dos melhores do cinema nesta noite de domingo
https://www.osul.com.br/oscar-2021-saiba-o-que-pode-acontecer-de-inedito-na-premiacao-deste-domingo/ Oscar 2021: saiba o que pode acontecer de inédito na premiação deste domingo 2021-04-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar