Domingo, 09 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O futuro ministro da Cidadania, Osmar Terra, anunciou os secretários de Esportes, Cultura e Desenvolvimento Social

Compartilhe esta notícia:

Terra está na Câmara dos Deputados desde 2001, de onde se licenciou para integrar o governo Temer. (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

O futuro ministro da Cidadania, Osmar Terra, anunciou na tarde desta quinta-feira (20) em seu Twitter os nomes dos três secretários especiais de sua pasta.

“Quero anunciar os nomes dos três secretários especiais do Ministério da Cidadania: Lelo Coimbra (Desenvolvimento Social), Marco Aurélio Vieira (Esportes) e Henrique Medeiros Pires (Cultura). Boa sorte e bom trabalho!”, publicou o ministro.

Coimbra é deputado federal pelo MDB do Espírito Santo, mas não conseguiu se reeleger. Ele é líder da Maioria na Câmara e um dos principais aliados do presidente Michel Temer.

Marco Aurélio Vieira é general e comandou a área de operações dos Jogos Olímpicos. Henrique Medeiros é chefe de gabinete do Ministério do Desenvolvimento Social, pasta que foi comandada por Terra até abril.

Os três nomes anunciados hoje vão ocupar as principais estruturas da pasta logo abaixo do ministro. Na prática, as secretarias de Cultura e Esportes vão absorver as funções dos atuais ministérios que serão unificados na pasta de Osmar Terra.

Mais tarde, o ministro anunciou também que Tatiana Alvarenga será a secretaria-executiva da nova pasta. Ela ocupou o mesmo cargo quando Terra foi ministro do Desenvolvimento Social.

Também nesta quinta, foi anunciado o nome do procurador Eduardo Bim como novo presidente do Ibama.

Na primeira entrevista após ser anunciado, no final de novembro, Terra negou ter sido indicado pelo MDB para o cargo, acrescentando que o nome dele foi apresentado a Bolsonaro por frentes parlamentares ligadas à área social.

O futuro ministro afirmou, ainda, que o próximo governo cumprirá a proposta de campanha de Bolsonaro de pagar 13º salário no Bolsa Família. O futuro ministro explicou que o combate à fraudes no programa facilita a busca pelos recursos necessários.

Perfil

Médico com mestrado em Neurociência, o porto-alegrense Osmar Gasparini Terra, de 68 anos, é deputado federal. Filiado desde 1986 ao MDB, ele foi prefeito de Santa Rosa (1993-1996), secretário de Saúde do Rio Grande do Sul e ministro do Desenvolvimento Social no governo de Michel Temer.

Terra está na Câmara dos Deputados desde 2001, de onde se licenciou para integrar o governo Temer. Ele assumiu a pasta do Desenvolvimento Social em maio de 2016.

O político gaúcho ficou no ministério, responsável pelo programa Bolsa Família, até abril deste ano, quando foi exonerado para disputar a eleição. Na pasta, dedicou-se a combater fraudes no pagamento do benefício.

Também como ministro, Osmar Terra promoveu um pente-fino nas aposentadorias por invalidez e nos auxílios-doença pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O novo governo disse que não há espaço para quem não for ficha limpa
Astrônomos localizam o objeto mais distante do nosso Sistema Solar; e ele é rosa
https://www.osul.com.br/osmar-terra-anunciou-os-secretarios-de-esportes-cultura-e-desenvolvimento-social/ O futuro ministro da Cidadania, Osmar Terra, anunciou os secretários de Esportes, Cultura e Desenvolvimento Social 2018-12-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar