Quinta-feira, 04 de dezembro de 2025
Por Gisele Flores | 16 de outubro de 2025
Informar acolher e prevenir também salva vidas.
Foto: Biscoitos ZezéO Outubro Rosa é mais do que uma campanha de prevenção ao câncer de mama. É um chamado coletivo ao cuidado, à empatia e à responsabilidade social. E nesse movimento, as empresas têm papel essencial: são multiplicadoras de informação, inspiração e acolhimento para colaboradores, fornecedores e clientes. Um exemplo notável vem da empresa gaúcha Biscoitos Zezé, que abraçou o Outubro Rosa com uma campanha sensível e abrangente, reforçando que cuidar da saúde é um ato de carinho consigo mesmo — e com quem está ao redor.
A comunicação da Zezé foi pensada para tocar e transformar. Nas redes sociais, a empresa compartilhou mensagens visuais e informativas que convidavam à reflexão sobre o autocuidado. A campanha também chegou aos fornecedores, por meio de conteúdos educativos enviados via WhatsApp, reforçando o compromisso coletivo com a saúde feminina. Internamente, os colaboradores receberam materiais motivacionais e informativos, incluindo uma série de cartazes com a mensagem: “Outubro Rosa é tempo de reforçar uma mensagem importante: cuidar da saúde é um ato de carinho consigo mesmo e com quem está ao seu lado. Apoiamos essa causa e lembramos: a prevenção salva vidas.” Além disso, a marca estará presente em mercados e atacados distribuindo pins da campanha, convidando o público a vestir — literalmente — a mensagem da prevenção.
A iniciativa também destacou quatro pilares fundamentais sobre o câncer de mama: a importância da consulta anual ao ginecologista, o incentivo a um estilo de vida saudável, a realização da mamografia a partir dos 40 anos (ou antes, em casos de histórico familiar), e o autoexame como ferramenta de autoconhecimento. Embora não substitua exames clínicos, o autoexame ajuda a identificar alterações no corpo que merecem atenção.
A campanha da Biscoitos Zezé mostra que ações simples, quando bem planejadas e comunicadas com sensibilidade, podem gerar grande impacto. Ao integrar colaboradores, fornecedores e clientes em uma causa tão relevante, a empresa fortalece vínculos e promove uma cultura de cuidado. Mais do que vestir rosa, é preciso vestir a causa. E quando isso é feito com autenticidade e propósito, o resultado vai além do engajamento — é transformação. Porque informar, acolher e prevenir também salva vidas.