Sexta-feira, 29 de maio de 2026
Por Redação O Sul | 22 de março de 2021
A Caixa Econômica Federal já está preparada para efetuar os pagamentos do novo auxílio emergencial. Os créditos serão feitos no mês que vem, mas ainda não há uma data definida.
“Estamos preparados, seja do ponto de vista digital, seja do ponto de vista de atendimento, para mais uma fase desse pagamento”, afirmou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.
O executivo explicou que o banco já tem o cadastro dos brasileiros que devem ser beneficiados pelo auxílio emergencial no Caixa Tem. Por isso, poderá disparar os pagamentos por meio do aplicativo assim que o governo federal liberar a lista de pessoas que terão direito ao novo auxílio emergencial.
“Os dados finais estão no Ministério da Cidadania e na Dataprev. Todos eles já têm contas digitais. A partir do momento em que tenhamos os dados, a operacionalização será rápida”, afirmou o presidente da Caixa.
Em 2020, cerca de 68 milhões de pessoas receberam o auxílio, mas esse número deve ser menor neste ano, já que o governo fez um pente-fino na base de beneficiários para pagar o auxílio apenas para quem ainda precisa de ajuda do poder público. A expectativa é de que pouco mais de 40 milhões de pessoas recebam o novo auxílio, que será de aproximadamente R$ 250.
Agências
Para efetuar o pagamento do auxílio emergencial, a Caixa ainda vai reforçar o quadro de pessoal das agências bancárias. “Apesar de ter o banco digital e o aplicativo, dezenas de milhões de brasileiros ainda precisam de ajuda manual para receber os pagamentos”, lembrou Guimarães. Ele destacou que, por isso, o banco vai contratar 7,7 mil funcionários novos nas próximas semanas.
“Dentro em breve estaremos realizando mais uma etapa do auxílio emergencial. Então, nós anunciamos a contratação de mais de 7,7 mil pessoas, sendo 2,7 mil empregados, 1,5 mil atendentes, 2,3 mil seguranças e 1,1 mil estagiários. Todo esse grupo estará focado no atendimento do auxílio emergencial. É uma demonstração que a Caixa, neste momento tão sensível do Brasil, ajuda tanto na realização desse pagamento, como na minimização das filas e da aglomeração”, comentou o presidente da Caixa.
Datas
O calendário de pagamentos e saques do auxílio, no entanto, ainda será divulgado pela Caixa. Segundo Guimarães, o cronograma já foi elaborado e busca pagar o auxílio “o mais rápido possível, evitando ao máximo aglomeração, por conta da questão da pandemia”. Porém, ainda precisa da validação do Ministério da Cidadania e do presidente Jair Bolsonaro para ser publicado.
Os comentários estão desativados.