Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Pais, profissionais de colégios e do transporte escolar fazem carreata em protesto pedindo aulas presenciais em Fortaleza

Compartilhe esta notícia:

A concentração da manifestação ocorreu na Avenida Antônio Justa, no Bairro Meireles, área nobre da capital. (Foto: TV Verdes Mares/ Reprodução)

Pais de alunos, profissionais de colégios particulares e de transporte escolar fizeram uma carreata na tarde do sábado (27) reivindicando o retorno das aulas presenciais em Fortaleza. A concentração da manifestação ocorreu na Avenida Antônio Justa, no Bairro Meireles, área nobre de Fortaleza. Mais de 10 veículos participaram do ato. A carreata saiu da Escola de Saúde Pública com destino ao Palácio da Abolição. O segundo deslocamento ocorreu do Palácio da Abolição ao Bairro Cocó.

Na tarde da sexta-feira (26), o governador do Ceará usou as redes sociais para anunciar a renovação do decreto e novas medidas de combate à pandemia de Covid-19. Além da ampliação no horário do toque de recolher, o governador afirmou que segue dialogando com o setor da educação para avaliar a forma mais segura do retorno presencial das atividades, continuando até 7 de março de forma remota.

Em setembro do ano passado, começou a ocorrer o retorno gradual das aulas presenciais em escolas privadas do Ceará. No entanto, em 17 de fevereiro deste ano, devido ao aumento no número de casos e óbitos em decorrência da Covid-19, as aulas presenciais em escolas, universidades públicas e privadas do estado foram suspensas novamente, sendo permitido apenas o ensino remoto.

Aumento

Até 20 de fevereiro, o Ceará contabilizou uma média de 16,3 óbitos diários causados por Covid-19, de acordo com o Boletim Epidemiológico Covid-19 da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), divulgado na sexta-feira (26). O dia 16 deste mês registrou o maior número de mortes, com 26 pessoas que perderam a vida pela doença.

Fortaleza registrou em fevereiro a maior média diária preliminar de casos confirmados de coronavírus, de acordo com o Informe Semanal Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Até o dia 20 deste mês, a média diária preliminar atingiu 664 casos — o que representa um aumento de aproximadamente 40%.

A médica anestesista, Maria Cláudia Façanha Gaspar, participou da carreata. Ela afirmou que a decisão das aulas ocorrerem apenas por forma remota é uma medida “totalmente ineficaz no combate ao coronavírus”, já que, segundo ela, as escolas respeitam os protocolos sanitários de combate à doença.

“A gente não acha justo o lockdown ser só das escolas, já que as escolas são o que menos representa riscos à Covid. E pelo contrário, elas ajudam no combate à Covid […] já foi visto em vários trabalhos que nas escolas, o índice de contaminação é menos que 1%. Então não justifica as escolas estarem fechadas. Essa medida é totalmente ineficaz no combate ao coronavírus, ao passo que outras coisas não foram restringidas, como o comércio e academias”, afirma.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Norma do Ibama e da Funai abre espaço para que agricultores plantem em terras indígenas
Os testes de DNA ficam mais acessíveis no Brasil
https://www.osul.com.br/pais-profissionais-de-colegios-e-do-transporte-escolar-fazem-carreata-em-protesto-pedindo-aulas-presenciais-em-fortaleza/ Pais, profissionais de colégios e do transporte escolar fazem carreata em protesto pedindo aulas presenciais em Fortaleza 2021-02-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar