Domingo, 15 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Países fecham acordo global sobre o clima que defende a redução do uso de combustíveis fósseis

Compartilhe esta notícia:

A Índia pediu, de última hora, para trocar o termo "eliminação" por "redução" do uso do carvão

Foto: Reprodução/Twitter
A Índia pediu, de última hora, para trocar o termo "eliminação" por "redução" do uso do carvão. (Foto: Reprodução/Twitter)

A COP26 (26ª Conferência das Nações Unidas Sobre as Mudanças Climáticas) foi encerrada neste sábado (13), em Gasglow (Escócia), com um texto aprovado por seus quase 200 países-membros, após algumas suavizações nos termos do acordo e um pedido de mudança de última hora feito pela Índia.

Pela primeira vez, o documento prevê a redução gradativa dos subsídios aos combustíveis fósseis e do uso do carvão. Mesmo após o encerramento do evento, o conteúdo está longe de ser uma unanimidade.

Além dos trechos incluídos sobre os combustíveis fósseis, a COP26 finalizou o livro de regras do Acordo de Paris e os pontos que estavam em aberto, como o artigo 6º, que se refere ao mercado de carbono. Os países se comprometeram com U$S 100 bilhões por ano até 2025 para financiar medidas para evitar o aumento da temperatura.

As nações em desenvolvimento demonstraram descontentamento com os trechos a respeito do financiamento, por parte dos países ricos, das “perdas e danos” já sentidos devido às mudanças do clima. Isso, no entanto, não impediu a aprovação do documento.

Três rascunhos haviam sido divulgados no decorrer dos últimos dias, sendo o último na manhã deste sábado. O segundo deles suavizou as expectativas relacionadas aos combustíveis fósseis. Antes, se falava em acelerar “a eliminação do carvão e dos subsídios aos combustíveis fósseis”. Depois, o documento passou a prever “a eliminação progressiva do uso sem restrições” do carvão e dos “subsídios ineficientes para os combustíveis fósseis”.

Por último, na versão final, a Índia pediu, de última hora, para trocar o termo “eliminação” por “redução” do uso do carvão.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Nova rebelião em penitenciária no Equador deixa quase 70 mortos
Criminosos colombianos usam as mesmas rotas da cocaína para despachar drogas sintéticas
Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Pode te interessar