Sexta-feira, 07 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 15 de fevereiro de 2021
Segundo a prefeitura de Igarapé (MG), 229 doses de vacina contra o coronavírus foram perdidas por causa de uma possível pane elétrica em um refrigerador da Policlínica de Igarapé. O número representa 37% de todas as 612 que foram recebidas na cidade, em três lotes. Por causa do problema, a vacinação teve que ser temporariamente suspensa.
Igarapé já teve, até o momento, 1.300 moradores infectados com covid-19, dos quais 25 acabaram morrendo, segundo dados do governo estadual. Ainda segundo o vacinômetro do Estado, 90 pessoas foram vacinadas na cidade até essa segunda (15).
“A prefeitura está tomando todas as providências para averiguar o motivo da pane, bem como a reparação imediata”, diz a publicação.
Ainda de acordo com o comunicado, a secretaria esclareceu que solicitou uma avaliação das doses das vacinas para verificar se foram prejudicadas e que, enquanto isso, por precaução, foi suspensa temporariamente a vacinação contra a covid-19.
“A prefeitura se compromete a brevemente informar à população sobre as causas deste problema, bem como as soluções tomadas”, finaliza o comunicado.
Investigação
O governo de Minas informou que abriu investigação para apurar a perda das doses.
O governo do Estado foi questionado se a Secretaria de Estado de Saúde tem alguma reserva para casos como este, se há alguma recomendação a respeito do plano de vacinação quando há perda de vacinas e se o governo avalia alguma ajuda para a cidade após o incidente.
O governo informou apenas que deu início a investigação sobre o ocorrido. Leia a resposta na íntegra:
“A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que a perda de vacinas de Covid-19 no município de Igarapé já está sendo acompanhada pela Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH). O fluxo de investigação de perda de imunobiológicos já está sendo seguido. Referente à reposição de doses, qualquer definição sobre o fato é realizada após a conclusão da investigação.”