Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Bruno Laux Panorama Político

Compartilhe esta notícia:

Presidente do Senado fez proposta em reunião com líderes sobre MP. (Foto: Antônio Augusto/TSE)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

MP da desoneração

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), deve se reunir na próxima semana com lideranças do Congresso para dialogar sobre a Medida Provisória da reoneração da folha de pagamento, publicada pelo Ministério da Fazenda no final de 2023. O encontro ocorre em meio à pressão de diversos parlamentares para que a MP seja devolvida ao Executivo, sem nem ao menos tramitar nas Casas Legislativas.

Ameaça de greve

Servidores do Ibama encaminharam uma carta ao presidente do órgão, Rodrigo Agostinho, informando que irão suspender todas as ações de fiscalização ambiental, em resposta à dificuldade de negociação com o governo federal. Sindicatos da categoria devem se reunir nesta quinta-feira para dialogar sobre a possibilidade de greve geral, frente a falta de acordo com o Executivo para reestruturação de carreiras e reajuste salarial.

Aberto ao diálogo

Em meio à paralisação de servidores do Ibama nesta semana, o Ministério da Gestão afirmou que está disposto a negociar com os trabalhadores. A categoria paralisada afirma que vem tentando dialogar com a pasta desde outubro, alegando estar “abandonada” há cerca de dez anos pelo governo.

Câmeras corporais

O Ministério da Justiça deve publicar em fevereiro as diretrizes para o uso de câmeras corporais pelas polícias do Brasil. O anúncio foi realizado pelo ministro interino da pasta, Ricardo Cappelli, o qual criticou nas redes sociais a “ideologização” do debate sobre a utilização dos equipamentos.

Aproximação gradativa

Designado para aproximar o governo ao meio evangélico, o advogado-geral da União, Jorge Messias, reconhece certos avanços do Executivo com o objetivo em questão. O AGU diz que apesar da ala mais conservadora do grupo religioso ainda apresentar resistência em estreitar laços com a gestão de Lula, uma parcela mais moderada tem dado abertura ao diálogo.

De volta a Brasília

O presidente Lula deve retornar à Brasília nesta quinta-feira após ter passado o período de fim de ano no litoral do Rio de Janeiro. Apesar do retorno à capital federal, é possível que o chefe do Executivo somente volte a despachar a partir do dia 8 de janeiro.

Memória popular

Em paralelo ao ato do primeiro ano dos atos golpistas de 8 de janeiro, na próxima semana, movimentos sociais apoiadores do atual governo devem ir às ruas relembrar o episódio. A ideia é levar as ações de defesa da democracia a espaços comumente ocupados por manifestações de direita, além de enviar representantes ao ato institucional do Executivo em Brasília.

Entrega em mãos

O deputado Rogério Correia (PT-MG), integrante da CPMI do 8 de janeiro no Congresso, quer entregar em mãos ao presidente Lula, na solenidade alusiva ao ato, o relatório final dos trabalhos do colegiado. O parlamentar afirma que a ação representará o aval do Congresso para que outros Poderes possam avançar com as averiguações sobre o ocorrido.

Visitas suspensas

Há poucos dias da cerimônia de “aniversário” dos atos golpistas, o Congresso suspendeu as visitas em suas instalações para realizar vistorias antibomba. A circulação de visitantes na Câmara e Senado, restringida a partir desta quinta-feira, deve ser liberada somente no dia 10 de janeiro.

Reorganização de estoque

Após perder cerca de R$ 1,2 bilhões em vacinas e medicamentos no último ano, o Ministério da Saúde vem buscando alternativas para evitar novas perdas de insumos. Membros da pasta afirmam que receberam um estoque desorganizado e de curta validade da gestão federal anterior, o qual os integrantes do governo tentam agora reorganizar.

Articulação reconhecida

O deputado federal Altineu Côrtes (RJ) deve ocupar pelo terceiro ano consecutivo o cargo de líder da bancada do PL na Câmara dos Deputados. O parlamentar, que possui um amplo prestígio entre diferentes núcleos do partido, será mantido estrategicamente em função de sua boa articulação com nomes bolsonaristas e governistas.

Olimpíadas em risco

O PCdoB apresentou um pedido de urgência no STF sobre a ação de sua autoria que pede a volta de Ednaldo Rodrigues à presidência da Confederação Brasileira de Futebol. A legenda alega que a presença do atual interventor, José Perdiz, à frente do comando da entidade, pode colocar em risco a participação do Brasil nas Olimpíadas de Paris, em julho deste ano.

Primeira infância

O governador em exercício, Gabriel Souza, lançou nesta quarta-feira uma ferramenta voltada ao levantamento de dados sobre a primeira infância nas cidades gaúchas. O painel deve auxiliar o poder público a identificar demandas ligadas à faixa etária em diferentes regiões, de modo a aprimorar o avanço de políticas públicas.

Comitivas do interior

Gabriel Souza recebeu nesta quarta-feira, no Palácio Piratini, nove comitivas do interior de diferentes regiões do RS. Durante as visitas, o governador em exercício recebeu convites para diferentes eventos em municípios gaúchos, além de dialogar com representantes de Centros de Referência em Educação.

Ciclovia liberada

A prefeitura de Porto Alegre deve liberar na sexta-feira um trecho de 2km da ciclovia da avenida Ipiranga, entre a Edvaldo Pereira Paiva e a João Pessoa. A infraestrutura segue sendo analisada por técnicos contratados pelo Dmae, após ter sido significativamente impactada pelas fortes chuvas em 2023.

Posse na Câmara

O vereador Mauro Pinheiro (PL) tomou posse nesta quarta-feira como presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre para o ano legislativo de 2024. O parlamentar municipal retornou ao posto o qual ocupou em 2015, comprometido em “desatar nós para que a cidade avance”.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

Clube Autocrático
Novo diretor do Hospital de Canoas já esteve preso por desvio e lavagem de dinheiro
https://www.osul.com.br/panorama-politico-312/ Panorama Político 2024-01-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar