Terça-feira, 16 de julho de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Bruno Laux Panorama Político

Compartilhe esta notícia:

O presidente Lula deve acelerar a agenda de viagens internas nos próximos dias. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Giro pelo Brasil

O presidente Lula deve acelerar a agenda de viagens internas nos próximos dias para conseguir visitar todos os estados brasileiros na primeira metade de 2024. O chefe do Executivo pretende ampliar sua aproximação com as diferentes regiões do país, em meio à queda de popularidade identificada em recentes pesquisas eleitorais.

Visita francesa

O futuro do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia estará entre as principais pautas de discussão do presidente Lula e do líder francês Emmanuel Macron, que visitará o Brasil na próxima semana. Os chefes de Estado devem dialogar também sobre acordos de cooperação e ações estratégicas de defesa entre seus governos, além de debater sobre os conflitos Israel-Hamas e Rússia-Ucrânia.

Visita francesa II

Durante a passagem pelo Brasil, o presidente francês Emmanuel Macron deve participar de agendas no Pará, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Ao lado do presidente Lula, o líder europeu deve integrar discussões nas diferentes regiões sobre defesa, mudanças climáticas, questões ambientais e relações empresariais.

Medida impopular

Apesar do apoio e articulação do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), sobre a proposta que impede a reeleição no Poder Executivo, uma pesquisa do Instituto Datafolha apontou que 58% da população é contrária à medida. Mesmo que grande entusiasta do texto, o parlamentar já sinalizou que deve buscar consenso entre as lideranças partidárias antes de avançar com a discussão.

Acesso na íntegra

O STF decidiu que o Superior Tribunal Militar deve disponibilizar o acesso integral às gravações de sessões de julgamento ocorridos durante a década de 1970, em meio à ditadura militar no Brasil. A decisão, que abrange reuniões públicas e secretas, visa fornecer subsídios a pesquisas sobre o período histórico.

Desmaio e prisão

O ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, Mauro Cid, precisou ser socorrido por brigadistas do STF nesta sexta-feira ao saber que seria preso novamente. Ao fim da audiência, o tenente-coronel foi detido preventivamente pela PF, a partir de ordem do ministro Alexandre de Moraes, por “descumprimento de medidas cautelares e por obstrução à Justiça.”

Homenagem à monarquia

A presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, Caroline de Toni (PL-SC), quer fazer de 2025 o “Ano Nacional D. Pedro II”. A proposta, protocolada pela deputada da oposição nesta semana, visa homenagear os 200 anos de nascimento do último imperador brasileiro.

Diplomacia ampliada

A Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou nesta semana a criação dos grupos parlamentares ‘Brasil-Japão’ e ‘Brasil-Síria’. Propostos, respectivamente, pelos senadores Damares Alves (Republicanos-DF) e Esperidião Amin (PP-SC), os núcleos devem auxiliar no estreitamento de laços sociais e econômicos do governo brasileiro com os países em questão.

Conectividade aérea

Tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei da deputada Cristiane Lopes (União-RO) que autoriza empresas sul-americanas a prestarem serviços aéreos de transporte doméstico na Amazônia Legal. A medida visa ampliar a conectividade do Norte brasileiro com o restante do país e do mundo, promovendo o desenvolvimento do transporte aéreo na região.

Denúncia anônima

O deputado Coronel Assis (União-MT) apresentou na Câmara um projeto de lei que autoriza policiais a realizar, após denúncia anônima, a revista de pessoas suspeitas de cometer crimes. O parlamentar alega que a atual estrutura judicial impede que relatos de cidadãos que temem represálias sejam utilizados para a identificação de potenciais criminosos.

Hospital em Viamão

O governador Eduardo Leite assinou nesta sexta-feira um contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento para viabilizar a construção e administração de um novo hospital público em Viamão. A obra, com potencial de criação de 500 leitos, representa a primeira parceria público-privada realizada pelo Executivo gaúcho na área da Saúde.

Agricultura digital

O governo gaúcho promoveu nesta sexta-feira, em um dos painéis do RS Innovation Stage, no South Summit Brazil, um debate sobre o futuro da agricultura digital. Especialistas na área conduziram a discussão, na qual destacaram a importância dos avanços tecnológicos no setor para a potencialização da produção agrícola.

App atualizado

O app Minha Empresa, da Receita Estadual, passou a disponibilizar um documento que auxilia no preenchimento do Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional. A plataforma também recebeu novas funcionalidades no painel de avisos, no qual agora os usuários podem ter acesso a informações sobre débitos vencidos junto ao fisco, além de programas de autorregularização.

Paralisação convocada

O Centro dos Professores do Estado do RS convocou nesta sexta-feira uma paralisação da categoria para o dia 4 de abril, em reivindicação ao aumento do salário dos funcionários de escolas gaúchas. O sindicato pede ainda uma revisão geral nas remunerações para contemplar profissionais que não são abrangidos pelo reajuste do piso.

Sistema Sentinela

Profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da prefeitura municipal ministraram nesta sexta-feira uma capacitação com representantes do Sindimotos de Porto Alegre. Os motoboys foram instruídos a utilizar o Sistema Sentinela, da Procempa, destinado ao registro de notificações de acidentes de trabalho.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

Denúncia grave demais para ser ignorada, mas será
Notícias da Assembleia Legislativa do RS
https://www.osul.com.br/panorama-politico-391/ Panorama Político 2024-03-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar