Quarta-feira, 18 de junho de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O papa disse que será duro com os bispos chilenos para esclarecer os acobertamentos em casos de pedofilia na Igreja

Compartilhe esta notícia:

Pontífice afirmou a necessidade de examinar omissões em relação a vítimas de abusos sexuais. (Foto: Reprodução)

13O papa Francisco quer que os bispos chilenos se responsabilizem por “feridas devastadoras” provocadas na credibilidade da Igreja Católica com o acobertamento de abusos sexuais por parte de sacerdotes, alertando que suas próximas reuniões com eles serão duras.

Sua postura inequívoca foi deixada clara em um comunicado do Vaticano neste sábado (12), antes de uma visita de bispos chilenos convocados por Francisco para explicarem por que ele não havia sido completamente informado sobre a extensão do escândalo.

A nota dizia que o papa acreditava que havia necessidade de “examinar profundamente as causas e consequências, além dos mecanismos, que em alguns casos levaram a acobertamentos e graves omissões em relação às vítimas”.

“Graves erros”

Em uma reviravolta dramática no mês passado, o papa Francisco disse em uma carta aos bispos que ele havia cometido “graves erros” na condução da crise de abusos sexuais por que ele havia sido “mal informado”. A carta seguiu uma investigação do Vaticano sobre o bispo Juan Barros, que foi nomeado pelo papa em 2015 apesar de acusações de que ele havia acobertado acusações de abuso sexual de menores por seu mentor, o padre Fernando Karadima. Barros já disse que não sabia dos crimes.

Durante sua viagem ao Chile em janeiro, o papa disse que não havia provas contra Barros, que acreditava que o bispo era inocente, e que as acusações contra ele eram “calúnias” até que fossem provadas. O pronunciamento levou à indignação entre chilenos.

Dias depois de seu retorno ao Vaticano, o papa, citando novas informações não especificadas que havia recebido, voltou atrás e enviou o mais respeitado investigador de abusos sexuais do Vaticano, o arcebispo Charles Scicluna de Malta, ao Chile para investigar.

A nota do Vaticano no sábado diz que o papa espera que os bispos sejam “doceis e humildes” nas reuniões para determinar “responsabilidades coletivas e individuais para essas feridas devastadoras” e implementar mudanças para evitar que os abusos se repitam. “É fundamental que se restabeleça a confiança na Igreja”, diz a nota.

Pesquisas no Chile dizem que a credibilidade da Igreja despencou no país por causa dos escândalos. Barros deve estar entre os 31 bispos ativos e dois aposentados que irão às reuniões entre os dias 15 e 17 de maio a portas fechadas.

Entretanto, uma figura-chave no escândalo, o cardeal Javier Errazuriz, um arcebispo aposentado de Santiago e um dos nove cardeais de todo mundo que compõe um painel papal de conselheiros em assuntos gerais, estará ausente por motivos pessoais, segundo o jornal chileno “La Tercera”.

Sobreviventes dos abusos acusam Errazuriz de desacreditar vítimas e não investigar casos. Ele nega qualquer conduta errada.

Cinco anos

Passados cinco anos de papado, as crises da Igreja permanecem prementes, com uma administração ainda exercida sob a sombra das acusações de abusos sexuais contra sacerdotes. Isso, junto com a resistência a mudanças e lutas de poder entre bispos, padres e cardeais, torna Francisco um alvo frequente de hostilidades dentro e fora da Igreja.

Mas defensores argumentam que o papa imprimiu à conservadora instituição uma personalidade mais carismática, além de se envolver em questões mundiais urgentes: publicou uma encíclica em defesa da ecologia, fala com frequência em defesa dos refugiados da crise imigratória e intermediou a histórica retomada da diplomacia entre os Estados Unidos e Cuba.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Depois de cobrar 250 mil reais por show, Gusttavo Lima agora se apresenta por 90 mil reais
Começa a segunda fase do recadastramento de alvarás em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/papa-disse-que-sera-duro-com-os-bispos-chilenos-para-esclarecer-acobertamentos/ O papa disse que será duro com os bispos chilenos para esclarecer os acobertamentos em casos de pedofilia na Igreja 2018-05-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar