Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Papa Francisco fala sobre Amazônia em evento de bispos da Igreja Católica

Compartilhe esta notícia:

Papa Francisco no encontro de Bispos da Igreja Católica (Foto: Reprodução)

Durante a missa de abertura do sínodo dos bispos sobre a Amazônia neste domingo (6), o Papa Francisco disse que o fogo que “devastou recentemente a Amazônia” foi “ateado por interesses que destroem”. Ele defendeu que a região amazônica precisa do “fogo do amor de Deus”, que não é devorador, mas “aquece e dá vida”. Por meio desse símbolo do fogo, Francisco fez referência à passagem bíblica do Antigo Testamento. Papa Francisco não citou diretamente nenhum país específico, mas o tema das queimadas foi mencionado.

Francisco alertou que é papel da igreja “caminhar junto” com o povo da Amazônia, que “carrega cruzes pesadas”. Para ele, é preciso ter prudência, mas não medo ou indecisão. No fim da pregação, o Papa recordou também as pessoas que perderam a vida na Amazônia, por “testemunhar o evangelho”. Citando o cardeal brasileiro Dom Cláudio Hummes, disse que é preciso ir aos cemitérios das pequenas cidades visitar o túmulo dos missionários. Durante a oração do Angelus, que reza todos os domingos na Praça de São Pedro, o Papa Francisco pediu aos fiéis que rezem pelo bom andamento do Sínodo sobre a Amazônia.

O encontro de bispos da Igreja Católica, que começou hoje e que neste ano vai tratar sobre a floresta vai até o dia 27 de outubro, no Vaticano. No encontro serão discutidos temas ambientais, sociais e próprios da Igreja Católica presente nos nove países de territórios da região amazônica: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Guiana, Guiana Francesa, Venezuela e Suriname. Participam bispos, padres e freiras da região, além de estudiosos, pessoas ligadas à Organização das Nações Unidas (ONU) e membros dos escritórios do Vaticano (a Cúria Romana). Como a maior parte da floresta está no Brasil, o sínodo terá muitos participantes brasileiros. O mais importante deles é o relator-geral, responsável pela redação dos documentos, o cardeal Dom Claudio Hummes.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Atirador mata quatro pessoas e fere cinco no Kansas
Vídeo: veado invade salão de beleza em Nova York
https://www.osul.com.br/papa-francisco-fala-sobre-amazonia-em-evento-de-bispos-da-igreja-catolica/ Papa Francisco fala sobre Amazônia em evento de bispos da Igreja Católica 2019-10-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar