Quinta-feira, 08 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 8 de maio de 2025
Trump, Putin, Zelensky, Milei e outros chefes de Estado se manifestaram após a eleição de Robert Prevost (foto) como sucessor de Francisco
Foto: ReproduçãoLíderes ao redor do mundo parabenizaram nesta quinta-feira (8) a eleição do novo papa, Leão XIV. Entre eles estão os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, da Argentina, Javier Milei, e da Rússia, Vladimir Putin.
“É uma grande honra saber que ele é o primeiro Papa americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país. Aguardo ansiosamente o encontro com o Papa Leão XIV. Será um momento muito significativo!”, declarou Trump.
Natural de Chicago, Illinois, Robert Prevost viveu mais de uma década como missionário no Peru, de 2014 e 2023. Ele tem cidadania peruana desde 2015. Por sua atuação na América do Sul, líderes de países do continente estiveram entre os primeiros a se manifestarem.
O presidente colombiano, Gustavo Petro, disse que o papa Leão XIV é “mais do que americano” e destacou sua passagem pelo Peru. “Espero que ele seja o grande líder dos migrantes no mundo e que ele encoraje nossos irmãos migrantes latino-americanos, hoje humilhados nos Estados Unidos”, escreveu em uma publicação no X.
O presidente da Argentina, Javier Milei, publicou uma imagem de um leão vestido de papa com os dizeres: “as forças do Céu deram seu veredito. Chega de palavras, Sr. Juiz. Fim”. A mensagem faz alusão a nome escolhido do papa, Leão XIV, por conta do apelido de “leão” que o presidente argentino pegou para si.
O presidente do Paraguai, Santiago Peña, também afirmou no X que recebeu “com imensa alegria a notícia da eleição do novo Sumo Pontífice da Igreja Católica: o Papa Leão XIV. Que sua liderança traga esperança, diálogo e unidade em um momento em que precisamos mais do que nunca dos valores cristãos para construir um mundo mais humano”.
O presidente do Equador, Daniel Noboa, escreveu o seguinte: “Acolhemos o Papa Leão XIV com esperança em nossos corações. Que sua palavra una, conforte e guie milhões em tempos de incerteza. Nossas orações estão com você do Equador”.
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, parabenizou “Sua Santidade Leão XIV, eleito pelo Colégio Cardinalício como Chefe do Estado da Cidade do Vaticano e líder espiritual da Igreja Católica. Reafirmo nossa convergência humanista pela paz e prosperidade mundial”.
O presidente do Panamá, José Raúl Mulino, declarou “em nome do Panamá e da minha família, expresso meus melhores votos a Sua Santidade o Papa Leão XIV. Que seu pontificado seja um farol de paz, unidade e esperança para a humanidade”.
O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, também saudou o novo papa. “Parabenizo-o calorosamente por sua eleição como chefe da Igreja Católica. Por meio de seu cargo, o senhor oferece esperança e orientação a milhões de fiéis em todo o mundo nestes tempos de grandes desafios. Para muitas pessoas, o senhor é um farol de justiça e reconciliação. Na Alemanha, as pessoas olham para o seu pontificado com confiança e expectativa positiva.”
O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou se tratar de “um momento histórico para a Igreja Católica e seus milhões de fiéis. Ao Papa Leão XIV, a todos os católicos da França e do mundo, envio uma mensagem fraterna. Neste 8 de maio, que este novo pontificado traga paz e esperança”.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, disse que “a eleição do Papa Leão XIV é um momento de profunda alegria para os católicos no Reino Unido e no mundo, e inaugura um novo capítulo para a liderança da Igreja e do mundo.”
A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, afirmou que “os italianos o verão como um guia e ponto de referência, reconhecendo no papa e na Igreja a autoridade espiritual e moral que deriva de sua inesgotável mensagem de amor, caridade e esperança, que flui da Palavra de Deus”.
O taoiseach irlandês, Micheál Martin, disse esperar “que esta onda de votos de felicidades ao Papa Leão XIV lhe dê força e apoio enquanto assume a imensa responsabilidade de seu pontificado”, de acordo com publicação também no X. Ele também afirmou estar ansioso para trabalhar com Leão XIV “para enfrentar os muitos e interligados desafios que o mundo enfrenta”.
O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, parabenizou a Igreja em uma publicação no X e disse esperar que o “pontificado de Leão XIV contribua para o fortalecimento do diálogo e a defesa dos direitos humanos em um mundo carente de esperança e unidade”.
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmaram em um comunicado conjunto que “estão confiantes de que o Papa Leão XIV usará sua voz no cenário global para promover esses valores compartilhados e encorajar a unidade na busca por um mundo mais justo e compassivo”. Os dois líderes afirmaram que a União Europeia está pronta para trabalhar com o novo líder “para enfrentar os desafios globais”.
O presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed Bin Zayed, enviou seus “sinceros votos de felicidades a Sua Santidade o Papa Leão XIV por sua nomeação como chefe da Igreja Católica e deseja-lhe sucesso na promoção contínua da compreensão mútua, paz e harmonia em todo o mundo”, em uma publicação no X.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou no Telegram que “a Ucrânia aprecia muito a posição consistente da Santa Sé em relação à adesão ao direito internacional, à condenação da agressão militar da Federação Russa contra a Ucrânia e à proteção dos direitos de cidadãos civis inocentes”.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, enviou um telegrama de felicitações a Leo após sua eleição, informou o Kremlin. “Desejo a Vossa Santidade sucesso no cumprimento da alta missão que lhe foi confiada, bem como boa saúde e bem-estar”, dizia a mensagem.
O presidente do Líbano, Joseph Aoun, segundo a versão oficial do governo no X, disse estar rezando pelo “sucesso desses esforços para espalhar a mensagem de amor e paz pelo mundo, promover o diálogo entre diferentes religiões e culturas e que seu reinado seja repleto de conquistas que sirvam a toda a humanidade”.