Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Artes Visuais Para pagar dívida, museu britânico leiloa obras de Darwin e Kepler

Compartilhe esta notícia:

Páginas de "Astronomia Nova", de 1609, de Johannes Kepler. (Reprodução)

Noventa trabalhos que cobrem três séculos de pesquisa científica irão a leilão na Christie’s de Londres, em 1º dezembro, entre eles as primeiras edições de livros escritos por Charles Darwin, Isaac Newton e Johannes Kepler. Os objetos fazem parte da coleção da Royal Institution, uma das mais prestigiadas do Reino Unido, que quer arrecadar dinheiro para eliminar a dívida de 2 milhões de libras (quase 12 milhões de reais), contraída durante a reforma de seu prédio.

Escrito por Darwin durante sua viagem a bordo do navio Beagle e publicado em 1839, o livro “Narrativa da Viagem de Levantamento dos Navios de nossa Majestade Adventure e Beagle” (mais conhecido simplesmente como A Viagem do Beagle), vale entre 10 e 15 mil libras (59 e 89 mil reais).

Para Stefania Pandakovic, chefe do departamento de vendas da Christie’s, a seleção é “fantástica”. “Esses trabalhos não são só alguns dos mais importantes textos científicos feitos nos últimos 400 anos, que proporcionam uma perspectiva do desenvolvimento da ciência desde o século XIX, mas também são especiais pela relação que têm com a Royal Institution”, falou ela ao jornal britânico “The Guardian”.

O item mais valioso do leilão, porém, é a primeira edição de “De Humani Corporis Fabrica”, estimado entre 140 mil e 220 mil libras (entre 836  mil e 1,3 milhão de reais), uma análise anatômica publicada em 1543 pelo belga Andreas Vesalius. Para realizá-la, ele estudou e comparou diversos corpos dissecados de criminosos executados. “As madeiras usadas para imprimir os livros foram preparadas no estúdio do pintor Ticiano sob a supervisão de Vesalius, mas é raro encontrar uma edição em tão bom estado, mesmo depois de usada por vários médicos antes de uma cirurgia”, falou Stefania.

Também é destaque a primeira edição de “Astronomia Nova”, de 1609, um texto do astrônomo Johannes Kepler em que ele descreve as duas primeiras leis do movimento planetário. Outra publicação inicial que integra o catálogo é Ars Conjectandi, tratado de Jacob Bernoulli sobre a probabilidade, tema que o matemático suíço estudou para criar a lei dos grandes números.

Fundada em 1799, a Royal Institution sofre com suas finanças desde 2008, quando reformou seu prédio no centro de Londres ao custo de 22 milhões de libras (131 milhões de reais). A ideia inicial era expandir o local para atrair mais visitantes, mas, com a crise econômica mundial, o público não foi suficiente para cobrir os gastos. A instituição espera arrecadar por volta de 750 mil libras com os livros separados para o leilão.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Artes Visuais

HORÓSCOPO – 23/10/2015 (SEXTA-FEIRA) – MÔNICA HORTA
Jay Z teria tido falso namoro com Rihanna para ajudar na carreira da cantora
https://www.osul.com.br/para-pagar-divida-museu-britanico-leiloa-obras-de-darwin-e-kepler/ Para pagar dívida, museu britânico leiloa obras de Darwin e Kepler 2015-10-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar