Quinta-feira, 25 de junho de 2026
Por Cláudio Humberto | 23 de junho de 2026
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
A Polícia Federal atestou que líder do governo Lula no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), “exerceu o mandato parlamentar de forma alinhada aos interesses econômicos do Banco Master”, a partir de indícios obtidos a partir dos celulares apreendidos, segundo relatório ao ministro do STF André Mendonça. Pior é que a essa atuação não se caracteriza por ato único e isolado, “mas em padrão contínuo, sistemático e documentado de engajamento pessoal” nos negócios liderados por Daniel Vorcaro.
Juntos na ascensão
Para a PF, Jaques Wagner atuou em favor do conglomerado financeiro sobretudo de 2022 a 2025, na “ascensão da organização criminosa”.
Projeto de Ciro na mesa
A PF aponta reuniões de Wagner para tratar de temas de interesse do Vorcaro, como aumentar cobertura do FGC para beneficiar o Master.
Batom na cueca
Wagner negou relação com Daniel Vorcaro, mas enviou mensagem ao ex-sócio Augusto Lima, indagando “como estão as coisas do banco”.
Pernas curtíssimas
É acusado também de mentir sobre dólares e euros. As diárias pagas pelo Senado totalizam bem menos que os R$600 mil apreendidos.
Lula avalia entregar liderança para outro partido
Com Jaques Wagner (PT-BA) sob fritura após ser alvo da Polícia Federal, o Planalto sonda até nomes de outros partidos para suceder ao petista na liderança do governo no Senado, apesar de o baiano ter tudo para continuar no cargo. Três parlamentares do PT estão cotados, mas cada um com abacaxi para resolver. Randolfe Rodrigues (PT-AC) ocupa o posto de líder no Congresso e é lembrado, mas precisa renovar seu mandato, situação semelhante à do colega Rogério Carvalho (PT-SE).
Cotado, mas…
Sobra Camilo Santana (PT-CE), que não precisa renovar o mandato, tem boa interlocução com os colegas, mas tem problema local para resolver.
Abacaxi cearense
Camilo é o plano B do PT caso Elmano de Freitas não desencante nas pesquisas para se reeleger governador do Ceará.
No páreo
Sobram na lista senadores do MDB, bancada com o mesmo número do PT (9); PSB, que faz bloco com PSD; e PDT, integrante do bloco petista.
Ativismo em ação
A demora de Lula (PT) em dispensar Jaques Wagner da Liderança do Governo tem explicação: ela não pensou nisso. Foi ideia de jornalistas governistas para evitar a “contaminação” da campanha do PT com esse escândalo. Insistiram tanto que, como sempre, Lula gostou da sugestão.
Unha e carne
Jaques Wagner pode não ser flor que se cheire, como se diz na oposição, mas ele jamais seria desleal a Lula. O senador nada faria sem ordem ou concordância de Lula. São mais de 45 anos de intimidade.
Corpinho de PSDB
Se Lula agora nega as origens, Aloysio Nunes declarou-se “de esquerda” ao trocar o PSDB pelo socialista PSB. Motorista e segurança de Carlos Marighella na luta armada contra o regime militar, ele chega criando problemas: o PSB, diz, tem “orientação social democrática”, tipo PSDB.
Junto e misturado
Flávio Bolsonaro (PL) vê elo entre Lula, o senador Jaques Wagner e o cambalacho do Banco Master: “Jaques é Lula e Lula é Master. Quando esse fio for puxado, o PT acaba”, conclui.
Sabe que não sabe
Com margem de erro de dois pontos, a Datafolha de sábado (20) aponta empate técnico entre Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL); 47% a 43%. Ou seja, o resultado permanece incerto até no instituto que virou meme.
Tripudiou
Presidente dos EUA, Donald Trump tornou notícia velha o anúncio do premiê do Reino Unido, Keir Starmer, de que deixaria o cargo. Quase 24h antes, o americano avisou que o inglês deixaria o cargo após fracassar “miseravelmente” em imigração e energia.
Apostas inglesas
Casas de apostas inglesas como a Betfair apontam vitória de Lula (PT) quase certa, este ano. O petista tem chance de 1/33, ou seja, 97% de probabilidade. Já a vitória de Flávio paga mais: 6/5, 45,5% de chances.
Data marcada
Faltam menos de dois meses para o primeiro debate entre os candidatos a presidente, este ano. A primeira discussão entre os presidenciáveis está marcada para o domingo, 16 de agosto, às 20h, na TV Band.
Pergunta no Senado
Tem “cotado” ou “coitado” para assumir a liderança de Lula no Senado?
PODER SEM PUDOR
Narizes poderosos
O catarinense Esperidião Amin presidia o PPR, em 1993, e certo dia puxou papo com o senador Pedro Simon, dizendo que até mudaria de partido só para ajudar a eleger o colega gaúcho presidente nacional do PMDB. “Depois a gente elege José Richa presidente do PSDB”, brincou Simon. “Assim nós vamos formar a República Árabe Unida”, respondeu Amin, referindo-se à ascendência dos três. “E será uma república tridimensional. As decisões serão tomadas de acordo com as dimensões do nariz: o Richa ganha pela largura, tu ganhas pela abertura e eu, pelo tamanho!”
(Com Rodrigo Vilela e Tiago Vasconcelos – Instagram: @diariodopoder)
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Voltar Todas de Cláudio Humberto
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
jornalismo político brasileiro é uma vergonha! O Mário Frias simplesmente se evadiu e está foragido e não dão um pio! O Flávio rachadinha tem áudio, vídeo, foto, testemunha e confissão tomando dinheiro do gângster Vorcaro e não tem um cristão pra cobrar o ministro suspeito de liberar quebra de sigilo e busca e apreensão.
Até agora INCRIVELMENTE só a Catanhede.
É patético!
Vai achar o que fazer VAGABUNDO ….Grande Merda…. Nasceu quando o esperma do cara que pagou 50 reais para a tua mãe, encontrou a merda….PTRALHA MALDITO….NÃO VALE O QUE COME ….
QUEM APOIA BANDIDO, TERR@RISTA….É PIOR QUE O POBRE BANDIDO.
Pensando bem…
… o acarajé do “galego” da extrema esquerda brasileira ficou altamente apimentado…
🌶️🌶️🌶️🌶️🌶️🌶️🌶️🌶️🌶️🌶️🌶️🌶️🌶️🌶️🌶️🌶️🌶️
O queridinho dos bozoloides;
Levantamento do Pew Research Center mostra que 76% da população global não confia no presidente norte-americano (laranjão)
🚨O colunista fofoqueiro de extrema direita vai infartar com essa,:
Pesquisa Datafolha mostra alta do otimismo e queda de 9 pontos no pessimismo sobre a economia no governo Lula
PF livre sob Lula: Bolsonaro afastou ou puniu quase 20 delegados durante investigações
Mais importante órgão investigativo da União age contra todo e qualquer suspeito nas administrações do petista, enquanto no governo do ex-presidente condenado era amordaçado para não pegar aliados
CHEGA NÉ….A PTZADA CRIMINOSA, transformou o Brasil num imenso puteiro….
Hoje, em Brasilia, não existe uma instituição que não foi corrompida, cooptada , pela quadrilha do Partido dos Traficantes…
ROUBAR E CORROMPER, JÁ NÃO É O NOSSO PIOR PESADELO….O TREM BRASIL , FOI TIRADO DOS TRILHOS…..
e vc deve imaginar o trabalho que dá para recolocar um trem nos trilhos ….AH …e no Brasil….os TRILHOS FORAM ROUBADOS PELOS PTralhas..
Se é uma empresa Privada….PORQUE O GOVERNO DO LADRÃO IMPOS SIGILO NA OPERAÇÃO??
“O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) impôs um sigilo de 5 anos sobre os telegramas diplomáticos e documentos que detalham a atuação e os negócios da J&F (dos irmãos Joesley e Wesley Batista) no setor de petróleo na Venezuela”
VEJAM SÓ QUE LINDO:
“O empresário Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master, investiu cerca de US$ $150 milhões (aproximadamente R $800 milhões) em poços de exploração de petróleo na Venezuela”
VORCARO, obviamente é o “Relações Publicas” do MASTER. MASTER , é o banco da lavagem de dinheiro do crime Organizado…ou seja , PT, PCC, CV, FORO DE SP…e outras pragas…
É só descobrir que é o articulador, o lider do FORO DE SP, que descobriremos que é o Dono Real da LAVANDERIA DO MASTER.
No mais , o caso do Master é só cortina de fumaça, para os emprestimos trilhionarios do BNDES para o Grupo J$F….e o perdão generoso de impostos concedidos para o GRUPO EMPRESARIAL DO LULAdrão….j&F.
PORQUE A PREFEITURA VAI ADQUIRIR 100 ÔNIBUS ELÉTRICOS SE NÃO OPERA MAIS O TRANSPORTE COLETIVO?
SERIA UM PRESENTINHO DO MELO PARA A EMPRESA VIAMÃO?
PT é um partido podre na essência. Seus fundadores , salvo os que desistiram e pularam fora da causa por motivos de reconhecer a roubalheira e as narrativas, são velhos com orgasmo de poder…está se acabando por falta de lideranças jovens e sucumbirá por falta de energia vital. Média de idade dos caciques 80 anos( UFA!)
Se a lei for cumprida, Boisonaro volta pra cadeia
Se a Lei fosse cumprida não estaríamos nesse DESgoverno …
Se o juiz (marreco de Maringá) não fosse ladrão
Síndrome do Pombo Enxadrista …
Acho que esse ano será a facada mortal nosses vermes! Kkk
Mick Jegger do Sul ☝️