Quarta-feira, 29 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Parada gay reúne mais de 2 milhões de participantes em São Paulo

Compartilhe esta notícia:

A Avenida Paulista ficou tomada pelos participantes do evento. (Foto: Reprodução)

A 21ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo aconteceu neste domingo (18) em São Paulo e reuniu mais de 2 milhões de pessoas. No total, 19 trios elétricos desfilaram em trajeto que começou na Avenida Paulista e desceu a Rua da Consolação, chegando ao Vale do Anhangabaú.

O evento começou oficialmente às 12h30min. O tema deste ano foi “Independente de nossas crenças, nenhuma religião é lei. Todas e todos por um estado laico”. Por volta das 18h30min, os trios elétricos haviam chegado ao Vale do Anhagabaú, e o público aguaradava os shows, que iriam até as 21h.

A Avenida Paulista ficou tomada pelos participantes, vários com fantasias especiais para o evento. A via também estava decorada, e as cores lembrando um arco-íris estão presentes em faixas de pedestres, em balões de gás e no Conjunto Nacional, prédio que é um dos símbolos da avenida.

Anitta e Naiara Azevedo se apresentaram em um dos trios elétricos. Junto com elas, na festa batizada de Chá da Alice, estavam Márcia Freire, ex-vocalista da banda Cheiro de Amor, e a cantora amazonense Lorena Simpson.

Em entrevista à GloboNews, Anitta disse antes de se apresentar: “suas crenças religiosas não têm a ver com a sua orientação sexual. Acho importante que todos aprendam a respeitar as diferenças do outro e a liberdade das pessoas”, afirmou.

Daniela Mercury também foi uma das atrações que levantou a multidão nesta tarde. Ela também se apresentou no encerramento do Carnaval deste ano e na Virada Cultural.

Outro destaque foi a atriz e modelo Viviany Beleboni, de 28 anos, que neste ano estava com uma roupa militar, para criticar o fundamentalismo religioso, o conservadorismo mundial e a falta de espaço para pessoas transexuais no Exército. Em 2015 ela apareceu “crucificada”, e em 2016 representou a Bíblia.

A prefeitura estima que 20% do público da Parada seja composto por turistas. Cerca de 600 mil pessoas que devem sair de outras cidades, Estados e até países para participar do evento e movimentar a economia da capital paulista em aproximadamente 45 milhões de reais.

A prefeitura de São Paulo investiu cerca de 1,5 milhão de reais na infraestrutura do evento – a quantia é a mesma disponibilizada para a edição do ano passado, segundo a gestão João Doria.

Bruna Mastroiani participa todos os anos do evento e contou que neste ano representa os anjos da diversidade. “A parada tem a importância de falar sobre igualdade. Somos todos seres humanos e merecemos respeito, direitos e igualdade”, afirmou a participante.

Protesto

Além dos famosos e do clamor por mais tolerância, a parada gay contou também com manifestações contrárias ao governo de Michel Temer. Apesar de os gritos não terem dominado o evento, marcado por música alta vinda dos trios elétricos que desfilaram pela Avenida Paulista, uma grande quantidade dos presentes carregava cartazes, faixas e portava bótons com frases como “Amar sem Temer”.

“Eu sou ‘Fora Temer’, mas acho que nenhum governo nosso fez nada de especial pelas políticas LGBT. A gente não vivia num paraíso antes. O que acontece agora é um avanço de políticas conservadoras em diversas áreas e precisamos lutar contra isso. Existe uma desesperança muito grande com o PMDB no poder”, protestava Gabriel Furlan, estudante de publicidade da USP.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Os ex-deputados Eduardo Cunha e Rodrigo Rocha Loures e o doleiro Lúcio Funaro são os ‘homens-bomba’ que rondam o presidente Michel Temer
O funkeiro Mr. Catra morreu aos 49 anos. Ele deixou 32 filhos
https://www.osul.com.br/parada-gay-reune-mais-de-2-milhoes-de-participantes-em-sao-paulo/ Parada gay reúne mais de 2 milhões de participantes em São Paulo 2017-06-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar