Sexta-feira, 18 de Setembro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
25°
Fair

Rio Grande do Sul Parceria garante postos de testagem e aplicativo para o rastreamento de casos de coronavírus no Estado

Compartilhe esta notícia:

Governador apresentou o aplicativo Dados do Bem, ferramenta desenvolvida por médicos, pesquisadores e cientistas

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini
Governador apresentou o aplicativo Dados do Bem, ferramenta desenvolvida por médicos, pesquisadores e cientistas. (Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini)

Como parte do programa Testar RS, que está ampliando o número de testes diários de RT-PCR no Estado, o governo gaúcho assinou, nesta quinta-feira (06), um termo de cooperação com o Idor (Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino).

O objetivo é organizar os postos de testagem para Covid-19 e o uso do aplicativo do projeto Dados do Bem tanto para coleta quanto para processamento de informações, incluindo o resultado dos testes.

Segundo o governo do Estado, a parceria garantirá que o Rio Grande do Sul coloque em prática uma das estratégias consideradas mais eficazes em países que conseguiram controlar a pandemia de coronavírus: a ampliação da testagem da população gaúcha com o rastreamento de casos.

“Até lançarmos o programa do Testar RS, o Estado fazia, em média, mil exames diários de RT-PCR. Agora, vamos para 8 mil por dia, mas não vamos apenas ampliar a testagem. Estamos dando mais um passo para intensificar o rastreamento. Com a parceria do Instituto D’Or, além de testar pessoas sintomáticas, faremos busca ativa dos contactantes dos casos positivos. Utilizando o Dados do Bem, poderemos identificar dinâmicas de transmissão do coronavírus e entender como a pandemia de Covid-19 evolui”, destacou o governador Eduardo Leite, ao anunciar a parceria em transmissão ao vivo pelas redes sociais.

O Dados do Bem é uma ferramenta que foi desenvolvida por médicos, pesquisadores e cientistas. Ele usa inteligência de dados e mapeamento para analisar a evolução da imunidade na população. Com isso, consegue identificar dinâmicas de transmissão do coronavírus e entender como a pandemia de Covid-19 evolui no Estado.

“Essas informações baseadas em ciência e inteligência nos ajudarão a tomar as medidas mais adequadas a cada situação para frear o avanço da doença no Rio Grande do Sul”, complementou o governador.

A partir do termo de cooperação, o Idor se comprometeu a disponibilizar gratuitamente o uso do aplicativo ao governo gaúcho, fornecendo todos os dados e suporte técnico para sua utilização e operação.

À Secretaria de Saúde, caberá a operação dos postos de testagem e a disponibilização de testes, insumos e profissionais habilitados para a realização dos exames, de acordo com os critérios e protocolos médicos definidos pelas autoridades governamentais competentes.

Clique aqui para baixar o aplicativo Dados do Bem.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Ministério da Justiça afirma ao Supremo que área de inteligência não produz dossiês nem persegue cidadãos
Rio Grande do Sul registra 68 novas mortes e 2.366 casos novos de coronavírus
Deixe seu comentário
Pode te interessar