Quarta-feira, 14 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 29 de maio de 2016
O Parlamento do Irã reelegeu neste domingo (29) o conservador Ali Larijani para a presidência do legislativo, pela oitava vez, mesmo com o legislativo mais “liberal” do país em uma década. A decisão era esperada, apesar da maioria de deputados reformistas e moderados na Câmara. Larijani foi eleito com 173 votos, contra 103 do candidato reformista, Mohamad Reza Aref.
Larijani contou com votos dos conservadores, de deputados independentes e até de alguns reformistas. O político é próximo do líder Ali Khamenei, filho de um reputado aiatolá da época revolucionária do Irã e irmão do conservador ministro da Justiça, mas sua reeleição não necessariamente representa uma derrota do campo liberal.
A sessão que reconduziu o experiente político ao cargo foi a primeira da décima legislatura – e a primeira com mais mulheres que clérigos desde a Revolução Iraniana, em 1979. Os deputados eleitos em dois turnos, em 26 de fevereiro e 29 de abril, formam o Parlamento iraniano mais “liberal” em mais de uma década, com 121 deputados reformistas e moderados contra 83 conservadores. (AG)