Quinta-feira, 02 de Abril de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
23°
Mostly Cloudy

Rio Grande do Sul Dobrou o número de pessoas que frequentam o Parque Estadual de Itapuã

Na Praia de Fora, o limite diário de ocupação é de até 300 pessoas

Foto: Lina Haselof/Divulgação Sema
Na Praia de Fora, o limite diário de ocupação é de até 300 pessoas. (Foto: Lina Haselof/Divulgação/Sema)

Dobrou o número de pessoas que frequentaram o Parque Estadual de Itapuã, em Viamão, entre os dias 15 de janeiro e 15 de fevereiro, em relação ao mesmo período do ano passado. O balanço foi divulgado após reunião de avaliação realizada pela equipe.

De acordo com a bióloga e gestora do parque, Dayse Rocha, o aumento é um reflexo do projeto de iniciativa da Sema (Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura), que abriu simultaneamente as praias das Pombas, da Pedreira e de Fora. Os testes, com alterações semanais no cronograma e na capacidade de visitantes, começaram na segunda quinzena de janeiro.

Dayse reforça que a iniciativa teve um retorno extremamente positivo dos visitantes, em especial ao receber apoio com a conservação do local. “Tivemos uma grata surpresa com esse projeto. Conseguimos ampliar o acesso à população, além de divulgar essa área de proteção que é tão importante”, afirma.

Na reunião, realizada na quarta-feira (19), também ficou decidida a programação do parque até o fim do verão. A previsão é de que as três praias fiquem abertas durante a semana e, a cada final de semana, uma delas feche de forma alternada.

O Parque Estadual de Itapuã é uma das Unidades de Conservação mantidas pela Sema. O valor do ingresso é R$ 17,75 por pessoa. O pagamento só pode ser feito em dinheiro. Menores de 12 anos, pessoas com 60 anos ou mais e estudantes com Carteira Nacional pagam meia-entrada. Crianças de até dois anos de idade são isentas.

Projeto-piloto

A quinta e última fase do projeto-piloto de reabertura das três praias do Parque Estadual de Itapuã iniciou-se no dia 12. Ele é uma das 23 unidades de conservação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura. A iniciativa, inédita em dez anos, liberou o acesso dos visitantes às praias das Pombas, da Pedreira e de Fora, simultaneamente.

O projeto, que começou em janeiro, permitiu à gestão do parque verificar a adaptação das estruturas e estudar a possibilidade de abertura permanente. Em cada fase do piloto foram feitas alterações no cronograma, revezando os dias de abertura e a capacidade de público.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Marchezan anuncia mais de mil novas vagas de Educação Infantil
Estado divulga rodovias com radares móveis até a quarta-feira de cinzas
Deixe seu comentário
Pode te interessar