Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O partido de Angela Merkel sofreu duas derrotas eleitorais na Alemanha

Compartilhe esta notícia:

A chanceler alemã Angela Merkel anunciou novas restrições. (Foto: Reprodução)

O partido conservador da chanceler alemã Angela Merkel foi derrotado em dois dos três pleitos estaduais realizados nesse domingo (23), com os eleitores manifestando a desaprovação à política de acolhimento de refugiados, por meio de uma grande votação na AfD (Alternativa para a Alemanha), legenda anti-imigração.

O baixo desempenho em Baden-Wuerttemberg e Rhineland-Palatinate representou o pior dos cenários para Angela, que apostou o legado de seu governo em sua decisão, tomada no ano passado, de abrir as portas da Alemanha para mais de 1 milhão de migrantes.

O revés também foi visível em Saxony-Anhalt, na antiga Alemanha Oriental, onde o conservador Partido Cristão Democrata (CDU), de Merkel, continuou a ser o partido mais votado, mas com o AfD em seu encalço, com 21,5 % dos votos.

“Temos problemas fundamentais na Alemanha que levaram a esse resultado eleitoral”, disse o líder do AfD, Frauke Petry, cujo partido conseguiu se inserir em todos os três parlamentos regionais.

O resultado representa um revés para Merkel em um momento em que ela tenta se valer de seu status como líder mais poderosa da Europa para fechar um acordo entre a União Europeia e a Turquia, com o objetivo de conter a onda de migrantes.

Em Baden-Wuerttemberg, no sudoeste do país, o Partido Verde ficou em primeiro, com 32,5% dos votos. O CDU ficou com 27,5 por cento, de acordo com as pesquisas de boca de urna feitas pela emissora ZDF.

Em Rhineland-Palatinate, Estado do ex-chanceler Helmut Kohl, o SPD venceu com 37,5% dos votos. O CDU ficou com 33%, mostrou a pesquisa da ZDF.

Em Saxony-Anhalt, o CDU continuou o partido mais votado, com 30,5 por cento da preferência dos eleitores, mas o AfD angariou 21,5 dos votos, superando até mesmo o SPD, partido parceiro na coalizão de Merkel em Berlim. Foi a primeira vez que o AfD se tornou o segundo partido mais votado em qualquer eleição regional.

Com presença em cinco dos 16 parlamentos regionais alemães, o partido anti-imigração prega slogans como “Assegurem as fronteiras” e “Parem o caos dos asilos políticos”.

A CDU planeja anunciar um candidato na segunda-feira para preparar a sucessão de Angela Merkel em 2021, embora precise esclarecer sua posição em relação a polarização política.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Aumenta para sete o número de mortos pelo coronavírus na Itália
Por causa do surto de coronavírus, empresas da China estão sem receita e sem crédito
https://www.osul.com.br/partido-de-angela-merkel-sofre-derrota-eleitoral-na-alemanha/ O partido de Angela Merkel sofreu duas derrotas eleitorais na Alemanha 2020-02-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar