Quinta-feira, 11 de junho de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Partido expulsa prefeito que defendeu “castração”

Compartilhe esta notícia:

"Tem que começar a castrar essas meninas. Controlar essa população. É muito filho, cara", disse Mário Esteves.

Foto: Juan Barbosa/PMBP
"Tem que começar a castrar essas meninas. Controlar essa população. É muito filho, cara", disse Mário Esteves. (Foto: Juan Barbosa/PMBP)

O Solidariedade decidiu, por unanimidade, expulsar da legenda Mário Esteves, prefeito de Barra do Piraí (RJ). após a fala sobre a castração de meninas.

“Nosso partido tem entre seus valores basilares a defesa dos direitos das mulheres, a promoção da equidade de gênero e a luta incessante contra qualquer forma de discriminação. Seguiremos firmes em nosso compromisso de construir políticas públicas inclusivas e de conscientizar a sociedade sobre a importância de respeitar e valorizar as mulheres em todas as instâncias de poder”, diz a nota do Solidariedade.

Durante evento de inauguração de uma obra pública, na última quinta-feira (14), o prefeito, após chamar o secretário de Saúde, discursou com as seguintes palavras: “O que não falta em Barra do Piraí é criança. Cadê o Dione [Caruzo, secretário de Saúde]? Tem que começar a castrar essas meninas. Controlar essa população. É muito filho, cara! É no máximo dois. Fazer uma lei lá na Câmara. É no máximo dois, porque haja creche pra ser ‘construído’ nos próximos anos.”

Em suas redes sociais, Mário Esteves disse que, em nenhum momento, teve “a intenção de ofender quaisquer parcelas da população”, muito menos as mulheres.

“Reconheço o equívoco na troca do termo técnico – laqueadura por castrar. No entanto, isso não diminui a importância do assunto. O que deveria entrar em pauta era o planejamento familiar”, afirmou.

“Lamento se a colocação inadequada de uma palavra ofendeu algumas pessoas, em especial, as mulheres. Repito: não foi a intenção.”

Investigação

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva – Núcleo Barra do Piraí, instaurou, nesta segunda-feira (18), notícia de fato (ato de registro da abertura de um procedimento administrativo da área meio ou procedimento extrajudicial finalístico) para apuração preliminar dos excessos do discurso e avaliação de eventual responsabilidade por parte do prefeito de Barra do Piraí, Mário Esteves, inclusive no âmbito da improbidade administrativa.

De acordo com o MPRJ, o caso teve grande repercussão na mídia, e diversas notícias veiculadas por órgãos de imprensa foram anexadas ao procedimento da promotoria, que estabeleceu o prazo de dez dias úteis para que o prefeito preste esclarecimentos sobre o teor de seu discurso.

“Deverão ser comprovadas documentalmente quais medidas de controle populacional foram efetivamente implantadas durante o seu governo, especialmente a quantidade de cirurgias de laqueadura e vasectomia, os critérios para aprovação de tais cirurgias, bem como a distribuição de preservativos e outros métodos contraceptivos na rede municipal de saúde”, diz o MPRJ.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

11 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Doris Monroe
18 de setembro de 2023 21:19

Castração não em meninas!
Poderiam meter pílula na boca delas, encher a bolsa a sacola de preservativos. Dar um curso de como usar…e tocar a pílula,do dia seguinte porque elas não sabem nem limpar a bhuda e já sabem fazer criança….

Doris Monroe
18 de setembro de 2023 21:21

Deixa o Prefeito. Eu voto nele de novo!

Eloa Guterres
18 de setembro de 2023 22:11

Esse prefeito nao está errado quanto a contenção de filhos! O único erro foi a forma como ele se expressou. Remédio para mulheres e vasectomia para os homens!! Foi infeliz na fala, mas quanto o planejamento de filhos é uma coisa que sempre falo! Nao pode sair por aí colocando filhos no mundo para passar trabalho. Tá mais que na hora de rever isso!!!

Doris Monroe
19 de setembro de 2023 02:03

A mulher manda no seu corpo e tu deves ser o macho que faz e abandona o filho, com certeza!

Vander Silveira
18 de setembro de 2023 23:28

Que Horror!
DUAS MULHERES DEFENDENDO ELE

Fernando Krause
18 de setembro de 2023 23:42

Quem gosta de quantidade de filhos é o lulopetismo, que oferece sustento com o dinheiro público na “Bolsa Procriação” e depois doutrina os adolescentes para serem seus cabos eleitorais…
O prefeito não está errado, apenas se expressou indevidamente sobre castração.

Genoveva Assis
19 de setembro de 2023 11:11

Na minha opinião deveriam ao invés de castração das mulheres a retirada do pinto do escroto dos homens e além de evitar a reprodução a fala fica fina e auxilia na hora de mudança de sexo que virou modinha nesse país de imbecis.

Jorge Souza
19 de setembro de 2023 14:07

ATÉ ACHO QUE É MUITO ASSISTENCIALISMO, MAS UMA MENINA NÃO FICA GRÁVIDA AOS 12,13,14 ANOS, PRA GANHAR UM BOLSA FAMÍLIA, E SIM POR FALTA ORIENTAÇÃO, O PAÍS É POBRE NA EDUCAÇÃO DAS NOSSAS CRIANÇAS, E NÃO É DE HOJE

Marcelo Neuri Haag
19 de setembro de 2023 11:24

Planejamento Familiar, essa é a chave… mas enquanto o assistencialismo que se pauta (entre outras coisas) no número de filhos existir fica difícil…

Paty Souza
19 de setembro de 2023 18:06

Não dependa mais de auxilio do governo para viver.
A situação do brasileiro não esta facil,
ou vc come ou paga as contas.
Vou deixar um link aqui ah baixo que vem me ajudando financeiramente,
e espero que ajudar ah vcs tbm!

http://mon.net.br/1zecst

Denise Goulart de Munhós
19 de setembro de 2023 20:19

Para que haja o controle populacional os homens deveriam se submeter a vasectomia, procedimento que em nada altera a capacidade de realização de atividades sexuais e além do mais é reversível.

Brasil deverá ter temperaturas acima de 42ºC nesta última semana de inverno
Estão abertas as inscrições para o 3º Prêmio Themis de Jornalismo do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
Pode te interessar
11
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x