Sábado, 10 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Partidos devem apresentar provas para cassação de Sérgio Moro a qualquer momento

Compartilhe esta notícia:

A alegação é que o senador teria incorrido em abuso de poder econômico ao ultrapassar o teto de gastos estipulado pela Justiça Eleitoral.

Foto: Agência Brasil
"Os tempos sombrios passarão, e a corrupção voltará a ser um crime em nosso País. A verdade está do nosso lado", declarou Moro. (Foto: Agência Brasil)

O Podemos e o União Brasil, atual e antigo partidos do senador Sergio Moro, respectivamente, foram, finalmente, intimados a respeito da decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná para que participem da produção de provas das ações em que se discute a cassação do mandato do ex-juiz da Operação Lava-Jato.

A comunicação às siglas aconteceu dois meses após o desembargador Mário Helton Jorge unir os processos a respeito do tema movidos por PL e PT e, ao mesmo tempo, autorizar a produção de provas contra Sérgio Moro. A alegação é que o senador teria incorrido em abuso de poder econômico ao ultrapassar o teto de gastos estipulado pela Justiça Eleitoral na pré-campanha. Antes de concorrer ao Senado, Moro planejava disputar a Presidência nas últimas eleições.

Ao juntar a documentação referente às duas ações, Heitor Jorge pediu deferimento de pedidos de informação, por exemplo, aos diretórios estadual e nacional do Podemos — legenda pela qual Moro se posicionava como pré-candidato à presidência, em 2022 — e aos diretórios estadual e nacional do União Brasil, legenda pela qual o ex-juiz concorreu a senador pelo Paraná.

Do ponto de vista dos crimes eleitorais, o magistrado entende que houve uma captação e gastos ilícitos de recursos, o conhecido caixa 2, abuso de poder econômico, uso indevido dos meios de comunicação e a gravidade dos fatos expostos.

Além de Moro, a ação também mira Luis Felipe Cunha e Ricardo Augusto Guerra, que hoje ocupam, respectivamente, a primeira e a segunda suplência do parlamentar no Senado.

O ex-juiz Sergio Moro se filiou ao Podemos em novembro de 2021, se lançando pré-candidato à presidência com a anuência da presidente do partido, Renata Abreu. No entanto, no final de uma das janelas que liberam a troca de legenda sem penalidades, Moro migrou para o União Brasil no final de março, mas só definiu que disputaria a cadeira do Paraná no Senado em julho.

Do Podemos e do União Brasil, os autores dos pedidos de cassação esperam a comprovação desses gastos em montante acima do permitido (contratos, documentos que comprovem prestações de serviços e notas fiscais estão entre as provas aguardadas).

O prazo para resposta é de dez dias úteis, contados a partir da notificação — a previsão é que o encerramento seja às vésperas do feriado do Dia da Independência, em 7 de setembro.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Nova compra bilionária do Exército brasileiro opõe chineses a aliados americanos
Atentado contra promotor de Justiça no Interior gaúcho: possível atirador é preso
https://www.osul.com.br/partidos-devem-apresentar-provas-para-cassacao-de-sergio-moro-a-qualquer-momento/ Partidos devem apresentar provas para cassação de Sérgio Moro a qualquer momento 2023-08-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar