Quinta-feira, 09 de dezembro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
19°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Paulo Olimpio Gomes de Souza realiza sessão de autógrafos da sua biografia “Minha Vida Profissional”

Compartilhe esta notícia:

Na foto, o escritor Paulo Olimpio Gomes de Souza. (Foto: Divulgação)

O escritor Paulo Olimpio Gomes de Souza estará autografando o seu livro “Minha Vida Profissional”, na próxima quarta-feira (3). A cerimônia ocorrerá às 19h, no Pavilhão de Autógrafos na Praça da Alfândega, em Porto Alegre. O valor arrecadado pelo autor com a venda desta obra será integralmente doado a entidades beneficentes. O livro relata a vida profissional pública e privada de Paulo Olimpio Gomes de Souza.

“Ao completar 80 anos de idade e confraternizando com a família, fui indagado pelos netos sobre o que, realmente, eu fazia na vida, pois ouviram falar no Paulo Olimpio advogado, promotor de justiça, professor, comunicador… Então, resumindo, disse a eles mais ou menos o seguinte: ‘O vovô trabalha há 90 anos’. ‘Como assim, vovô?’, redarguiram; “não seriam só 80 anos?’. ‘É matemática’, disse a eles: ‘30 anos como promotor de justiça, mais 30 anos como professor e mais 30 anos como advogado completam 90 anos”, relata o escritor. “Divido em duas grandes partes, carreira pública e a carreira privada”, completou. Os 80 anos de trajetória são contados de uma forma imersiva através de recursos visuais que transportam o leitor para outros tempos.

Segundo Souza, foi a partir da indagação dos seus netos que surgiu a ideia de deixar registradas, de alguma forma, as experiências de sua vida profissional, para que fique uma memória dessa sua passagem neste mundo, para seus familiares e amigos com quem teve o prazer de conviver nesta caminhada.

“Da ideia para a ação ‘foi pra já’! Vali-me então de um manancial de registros (fotos, documentos, jornais, entrevistas, textos…) do meu arquivo pessoal, implacável e impecavelmente organizado pela Tania, esposa, parceira e amiga, com quem convivo há 60 anos, do qual extraí o material que ilustra esta fotobiografia. Além desse material, forneci um esboço de roteiro ao filho Paulo Vinicius, que, sob minha supervisão, se encarregou de ordenar, compilar e redigir no formato de livro esta modesta história profissional de vida que, despretensiosamente, compartilho com você, estimado leitor”, destaca o autor.

Paulo Olimpio Gomes de Souza

Advogado. Promotor e Procurador de Justiça de 1967 a 1991. Presidente da Associação do Ministério Público do RS em dois mandatos. Presidente da Confederação Nacional do Ministério Público em 1987. Procurador Geral de Justiça do RS em dois mandatos. Superintendente dos Serviços Penitenciários do RS por três anos. Coordenador do Departamento de Direito Criminal da PUCRS (de 1984 a 1999). Também foi Professor de Direito Penal nas seguintes instituições: PUCRS, UNISINOS, Escola Superior da Magistratura, Escola Superior do Ministério Público e Instituto dos Advogados.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Havan ganha prêmio em Gestão de Operações com tecnologia RFID
Pista de Esqui volta a ser atração em Garibaldi a partir deste domingo
Deixe seu comentário
Pode te interessar