Sábado, 04 de dezembro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
22°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Polícia Plano para resgate de detentos da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas é encontrado dentro de carro

Compartilhe esta notícia:

Plano de fuga tinha um desenho com a visão aérea externa da Pasc e indicações de possíveis rotas

Foto: Divulgação
Plano de fuga tinha um desenho com a visão aérea externa da Pasc e indicações de possíveis rotas. (Foto: Divulgação)

Um suposto plano para resgate de detentos da Pasc (Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas) foi encontrado, na manhã desta quinta-feira (28), dentro de um veículo que estava estacionado na ERS-401.

Durante deslocamento pela estrada, servidores da Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários) suspeitaram de um Kia Cerato no qual estavam dois homens, parado na altura do quilômetro 104. A equipe, que se preparava para realizar a escolta de um presidiário, seguiu o seu trajeto, mas fez contato com o serviço de inteligência. Verificou-se, então, que a placa do carro era clonada de um veículo de fora do Estado e, com isso, foi solicitado o apoio da BM (Brigada Militar).

Guarnições do 28° Batalhão de Polícia Militar foram ao local e encontraram o carro já sem os ocupantes, mas dentro haviam dois coletes à prova de balas, munições de fuzil calibre 5.56 e folhas com croquis da área onde se localiza a Pasc, bem como uma espécie de fluxograma para uma suposta ação de resgate de dois detentos que se encontram recolhidos na penitenciária.

De imediato, foram acionadas as agências de inteligência de todas as forças de segurança, bem como reforços na região, e iniciado o trabalho de busca pelos dois indivíduos.

A área da Pasc recebeu reforço de efetivo da Susepe e da Brigada Militar. As forças de segurança informaram que as suas agências de inteligência já monitoravam uma eventual tentativa de fuga de presos.

Durante ação de escolta para participação em uma audiência no Sul do Estado no início deste mês, um dos detentos que seria alvo do suposto resgate demonstrou contrariedade no momento da remoção da cela, o que levantou a suspeita de uma possível fuga, imediatamente compartilhada entre os órgãos de inteligência.

Após a localização do veículo, agentes da Susepe realizaram revista na cela desse detento e apreenderam um celular. O espaço do outro preso citado no suposto plano de fuga também foi revistado, mas nada foi localizado. Por precaução e segurança, ambos foram isolados.

As folhas com o suposto planejamento para resgate dos dois detentos continham, além de um desenho com visão aérea externa da Pasc, indicações de possíveis rotas de fuga e detalhes dos recursos que poderiam ser empregados na eventual ação. Um fluxograma trazia a hipótese de explosão de um posto de combustíveis e de um caminhão-tanque nas proximidades, participação de equipes de criminosos em ao menos quatro pontos no entorno da penitenciária para contenção da reação dos agentes de segurança, citando a utilização de armamento pesado, como fuzis e uma metralhadora .50.

O plano indicava ainda a utilização de um helicóptero com coordenadas de pouso para o resgate dos dois presos, com a intenção de levar os criminosos até um município da região do Vale do Taquari, depois para outra cidade na Região Norte e o destino final em Ciudad del Este, no Paraguai.

Todo esse material, bem como o veículo, os coletes e as munições, já foram encaminhados para análise do IGP (Instituto-Geral de Perícias). Um inquérito para apurar o caso já foi instaurado pela Polícia Civil. Ainda não é possível confirmar se o suposto plano localizado no veículo estava realmente sendo organizado e não se descarta nenhuma hipótese, inclusive a possibilidade de a ação se tratar de uma simulação para desvio de foco.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Polícia

Há mais de 20 anos, leitor guarda a primeira edição do jornal O Sul
Rio Grande do Sul registra 1.711 novos casos de Covid-19 e mais 34 mortes provocadas pela doença
Deixe seu comentário
Pode te interessar