Sábado, 20 de abril de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Pazuello alerta sobre nova cepa, mas ignora perigo de aglomerações

Compartilhe esta notícia:

Pazuello afirmou que o avanço da doença pode "surpreender" gestores de saúde.

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Investigação contra Pazuello (foto) tem como foco eventual conduta criminosa em relação ao colapso da saúde em Manaus. (Foto: Tomaz Silva/ABr)

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, reuniu nesta quinta-feira (25) representantes de secretarias de saúde de Estados e municípios para alertar sobre uma fase mais grave da pandemia, com aumento de casos e internações por todo o País. “Na nossa visão estamos enfrentando a nova etapa dessa pandemia. Tem hoje o vírus mutado. Ele nos dá 3 vezes mais a contaminação”, disse Pazuello, sem citar a fonte que detalha o cálculo do poder de contágio da nova cepa.

O general já afirmou em mais de uma ocasião que a variante identificada em Manaus é três vezes mais contagiosa, mas a informação não é confirmada em notas técnicas do ministério. “No momento, não há evidências científicas para determinar a mudança na infectividade ou patogenicidade da variante de atenção P.1 no Brasil, seu impacto no diagnóstico laboratorial ou eficácia da vacina, sendo necessárias investigações mais detalhadas”, diz nota técnica assinada no dia 23 pelo diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis, Laurício Monteiro Cruz.

Pazuello afirmou que o avanço da doença pode “surpreender” gestores de saúde. “Não está centrado apenas no Norte e Nordeste”, disse. “Precisamos estar alerta e preparados”, reforçou. O ministro, porém, não citou a importância de medidas básicas contra a pandemia, como evitar aglomerações.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Bolsonaro diz que novo auxílio emergencial deve voltar em março, com parcelas de 250 reais
Com taxa de ocupação de 83% nos leitos de UTI, a Bahia terá dois dias de restrição total
https://www.osul.com.br/pazuello-alerta-sobre-nova-cepa-mas-ignora-perigo-de-aglomeracoes/ Pazuello alerta sobre nova cepa, mas ignora perigo de aglomerações 2021-02-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar