Sexta-feira, 19 de junho de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política PDT vai aderir à aliança de Lula após o PT desistir de candidato próprio ao governo do RS

Compartilhe esta notícia:

Petistas gaúchos apoiarão Juliana Brizola na disputa pelo Palácio do Piratini. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O PDT vai apoiar formalmente a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva após o PT abrir mão de ter uma candidatura própria para apoiar a pedetista Juliana Brizola ao governo do Rio Grande do Sul. O conflito local entre as duas siglas era o último impasse para que a aliança nacional fosse formalizada.

“O Rio Grande do Sul está unido para o Brasil. É Lula lá e Brizola aqui”, afirmou o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, à Folha. Apesar de serem aliadas atualmente, com um pedetista no comandando do Ministério da Previdência Social, uma adesão formal à campanha nacional do PT estava em suspenso.

O estado apresentava o último impasse a ser resolvido entre as duas siglas. O PT gaúcho queria lançar o ex-deputado estadual e ex-presidente da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) Edegar Pretto para disputar o Palácio do Piratini, enquanto o PDT defendeu o nome de Juliana Brizola, neta do ex-governador Leonel Brizola.

Nessa quinta-feira (9), o diretório do PT no Rio Grande do Sul aceitou apoiar a pedetista após uma operação abafa da executiva petista. Até o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu entrou em campo. Os petistas avaliam que a adesão formal do PDT é importante porque ajuda Lula em questões como cálculo do tempo de televisão.

Antes, o conflito entre O PT gaúcho e o diretório nacional escalou publicamente. O ex-presidente nacional do partido, Tarso Genro, que foi ministro da Educação e da Justiça nos primeiros mandatos de Lula, disse na última segunda (6) que uma intervenção seria um desrespeito à militância e ao histórico petista no Estado.

“Eu não acredito que eles tenham coragem de fazer uma intervenção para dizer para a militância aqui no estado que a nossa candidata é de outro partido”, disse na ocasião.

Dirceu enviou uma carta ao presidente nacional do PT, Edinho Silva, e ao GTE (Grupo Tático Eleitoral) do partido, órgão que é responsável por definir as estratégias e direcionamentos de alianças eleitorais da sigla. O ex-ministro afirmou que a legenda estava abrindo mão, em vários estados, de candidaturas próprias em nome da aliança para reeleger Lula.

O Rio Grande do Sul foi um dos três Estados nos quais o PDT pediu o apoio do PT nas negociações para entrar formalmente na aliança nacional lulista. Os petistas também apoiarão pedetistas ao governo do Paraná, com Requião Filho, e ao Senado em Minas Gerais, com Alexandre Kalil. (Com informações da Folha de S.Paulo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Eleições 2026: Haddad vira aposta do mercado financeiro para substituir Lula na candidatura à Presidência da República
Eleições 2026: pré-candidatos à Presidência terão que ser convidados para debates na televisão e no rádio
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x