Domingo, 11 de maio de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Pelo Twitter, o presidente americano Donald Trump cumprimentou Bolsonaro pela posse

Compartilhe esta notícia:

Pompeo foi enviado por Donald Trump para a posse de Bolsonaro. (Foto: Embaixada dos EUA)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parabenizou nesta terça-feira (1º) o presidente da República, Jair Bolsonaro, pela posse no cargo. Por meio de uma mensagem publicada no Twitter, Trump disse que os Estados Unidos estão com Bolsonaro.

“Parabéns ao presidente Jair Bolsonaro, que fez um grande discurso de posse. Os Estados Unidos estão com você”, disse Trump. Após a publicação da mensagem, também pelo Twitter, Bolsonaro agradeceu o apoio do presidente norte-americano. “Senhor presidente Trump, agradeço suas palavras de apoio. Juntos, sob a proteção de Deus, traremos mais prosperidade e progresso para nossos povos!”, afirmou.

Trump não veio ao Brasil para acompanhar a posse de Jair Bolsonaro, mas enviou o secretário de Estado, Mike Pompeo, para representá-lo.

Representante

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, chegou pela manhã em Brasília para a posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro. Ao desembarcar, Pompeo postou uma mensagem na sua conta pessoal do Twitter, mencionando que estava feliz por participar da “transferência pacífica de poder em uma das democracias mais fortes da América Latina”.

“Acabei de chegar a #Brasilia para a posse do @jairbolsonaro. Ansioso para testemunhar a transferência pacífica de poder em uma das democracias mais fortes da América Latina.”

Pompeo fica no Brasil até quarta-feira (2), depois segue para a Colômbia. No dia seguinte à posse, ele se reúne com Bolsonaro e o futuro ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Antes de viajar para Brasília, o secretário de Estado afirmou que pretende tratar sobre a situação da Venezuela, Nicarágua e de Cuba.

As crises que atingem Venezuela e Nicarágua são assuntos constantes nas reuniões da OEA (Organização dos Estados Americanos), com sede em Washington, nos Estados Unidos.

Pompeo se reuniu nesta terça com o ministro das Relações Exteriores do Peru, Nestor Popolizio, e agradeceu seu trabalho de combate à corrupção. No Twitter, ele disse que ambos conversaram sobre a necessidade de reagir ao governo do presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

O secretário chamou o governo da Venezuela de “regime corrupto de Maduro” responsável por gerar a fuga de cidadãos.

Imprensa internacional

Os principais jornais da Europa, dos Estados Unidos e das Américas trouxeram na véspera da posse, na capa, fotografias e detalhes da cerimônia desta terça. Também afirmaram que o Brasil entra uma nova fase política.

O agora presidente da República foi citado no The Times por sua intenção de assinar um decreto liberando a posse de arma para quem não tem antecedentes criminais.

Para o Financial Times, os desafios de Bolsonaro se concentram na concretização dos planos de reformas, como a da Previdência e tributária. Também ressaltou que ele tem um “capital político” denso e, portanto, condições para levar adiante as propostas.

O francês Les Echos informou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou o secretário de Estado, Mike Pompeo.

Na Espanha, o El Mundo publicou reportagem, informando que, apesar das divergências entre o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, e Bolsonaro, a expectativa é que tais diferenças não afastem os dois países.

Reportagem do El País, da Espanha, informou que Bolsonaro se alinha com os líderes políticos de Estados Unidos, Israel, Itália e Hungria. Ressaltou ainda que ele conta com apoio de 75% da população. Mencionou como desafios a relação com o Congresso.

Os jornais El Universal, do México e El Universal, da Venezuela, destacaram que ao assumir o poder, o presidente eleito terá de executar as medidas que se propôs, como ações de combate à corrupção.

As agências de notícias Associated Press, Bloomberg e Reuters, além do jornal e ABC Color, do Paraguai, e China Daily ressaltaram a afirmação do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que disse ter ouvido de Bolsonaro que a transferência da Embaixada do Brasil de TelAviv para Jerusalém é “uma questão de tempo”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A posse presidencial nem sempre foi em 1º de janeiro. Saiba mais
O governo estuda uma medida provisória para combater fraudes na Previdência
https://www.osul.com.br/pelo-twitter-o-presidente-americano-donald-trump-cumprimentou-bolsonaro-pela-posse/ Pelo Twitter, o presidente americano Donald Trump cumprimentou Bolsonaro pela posse 2019-01-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar