Sábado, 18 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 28 de setembro de 2018
Um avião da Air Niugini, companhia aérea da Papua Nova Guiné, caiu em uma lagoa de uma ilha da Micronésia nesta sexta-feira (28), mas todos os passageiros e tripulantes foram resgatados com vida. O Boeing 737 partira da ilha de Pohnpei e percorrera 700 quilômetros em direção ao leste antes de fazer uma escala na ilha Chuuk. Na hora do pouso, no entanto, o avião acabou saindo da pista e caindo na água. A viagem tinha como destino final Port Moresby, na Papua Nova Guiné, e a maioria dos passageiros era de empresários norte-americanos e australianos. Um grupo de pescadores auxiliou no resgate das mais de 40 pessoas a bordo.
Glenn Harris, inspetor de segurança em aviação do governo dos Estados Federados da Micronésia, disse que a ausência de vítimas “foi muita sorte”. Sete pessoas foram levadas ao hospital, e uma se encontra em condição crítica, mas estável. A sequência dos eventos que causaram o incidente ainda é incerta, e a lista de passageiros, desconhecida. Em nota, a companhia aérea declarou que o tempo estava ruim, com chuva forte e visibilidade reduzida.
“Ele deveria pousar, mas ao invés de pousar se desviou 150 metros e caiu”, disse Jimmy Emilio, gerente-geral do Aeroporto Chuuk de Weno, na Micronésia, à Reuters por telefone. “Não sabemos exatamente o que aconteceu… as pessoas foram resgatadas de barco – 36 passageiros e 11 tripulantes foram todos resgatados”.
O Boeing 737-800 caiu na lagoa que cerca a pequena ilha perto das 9h30min locais, disse Emilio. Passageiros e tripulantes foram hospitalizados e oito estão internados, quatro em estado grave devido a fraturas ósseas e outros ferimentos, de acordo com o porta-voz de um hospital.
Água estava na altura da cintura
“Achei que só tínhamos pousado com força até ver um buraco na lateral do avião e água entrando”, disse o passageiro Bill Jaynes em um vídeo publicado no site do Pacific Daily News.”Pensei ‘bom, não é assim que deveria acontecer'”, comentou, acrescentando que a água estava na altura da cintura dentro da aeronave quando o socorro chegou.
Vídeos publicados na internet pela Rádio Nova Zelândia e fotos postadas no Twitter mostraram o avião meio submerso cercado por pequenas lanchas de patrulha. Um porta-voz da Comissão de Investigação de Acidentes de Papua Nova Guiné disse que investigadores voarão ao local assim que possível para determinar o que aconteceu.
Em 2013 todos os 101 passageiros a bordo de um voo da Lion Air que ultrapassou a pista de Denpasar, na Indonésia, e pousou em águas rasas também foram resgatados ilesos por barcos.