Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Pesquisa da Fiergs aponta queda de 10,8% na atividade da indústria gaúcha no primeiro semestre

Compartilhe esta notícia:

IDI-RS subiu 4,2% em junho, mas permanece em nível baixo.

Foto: Reprodução
IDI-RS subiu 4,2% em junho, mas permanece em nível baixo. (Foto: Reprodução)

Mesmo com a elevação de 4,2% de maio para junho, a segunda consecutiva após os 10,2% registrados entre abril e maio, o IDI-RS (Índice de Desempenho Industrial) permanece em um nível muito baixo, segundo divulgado nesta segunda-feira (3) pela Fiergs (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul). Para voltar ao patamar de fevereiro haveria a necessidade de uma expansão de 13,7%. O resultado do sexto mês do ano apenas evitou um tombo maior na atividade no primeiro semestre de 2020, cuja queda acumulada chegou a 10,8% na comparação a igual período de 2019.

“Ainda estamos distantes de reverter as perdas recordes dos meses de março e abril. Eram esperadas medidas que flexibilizassem o isolamento social e econômico e acelerassem a retomada nas atividades, mas elas foram tímidas”, afirma o presidente da Fiergs, Gilberto Porcello Petry.

Com exceção da UCI (utilização da capacidade instalada), que ficou estável em 74,4%, os componentes do IDI-RS exibiram o mesmo comportamento de crescimento em junho, mas nenhum voltou ao nível anterior à pandemia. O IDI-RS no mês foi puxado pelo faturamento real (+13,6%) e pelas compras industriais (+9,8%). As horas trabalhadas na produção (+5,9%), a massa salarial (+1%) e o emprego (+0,3%) também avançaram na passagem mensal, com ajuste sazonal. O emprego voltou a crescer após três meses de queda.

“A crise econômica é sem precedentes e seus reflexos mantêm a atividade industrial gaúcha baixa. A demanda interna, com consumo e investimentos, e as exportações industriais, ainda que tenham mostrado alguma melhora, também continuam bem abaixo dos patamares de antes da crise”, observa o presidente da Fiergs.

No primeiro semestre de 2020, todos os componentes do IDI-RS registraram quedas expressivas frente a igual período do ano passado: compras industriais (-19,1%), faturamento real (-12,9%), horas trabalhadas na produção (­-11,8%), a UCI (-6,3 pontos percentuais), massa salarial (-8,6%) e emprego (-2,7%). Além disso, os seis primeiros meses de 2020 terminaram com recuos intensos e generalizados em 14 dos 17 setores pesquisados. As principais influências negativas vieram de Veículos automotores, com baixa de 20,8%, e Máquinas e equipamentos e Couros e calçados, com 12,3% e 20,9%, respectivamente. Em sentido oposto, mais uma vez o destaque positivo esteve com o setor de Alimentos, cujo aumento chegou a 3,5%.

Com o cenário atual, a expectativa é de recuperação para o segundo semestre, segundo Gilberto Porcello Petry, acompanhando a reabertura gradual das atividades e o aumento da confiança empresarial. Mas o ritmo será lento, destaca, influenciado pelo desemprego elevado e, especialmente, pela incerteza quanto à evolução da pandemia no País e no mundo.

Em relação ao mesmo mês do ano anterior, o IDI-RS caiu 10,4% em junho – a nona queda consecutiva nessa métrica. Dois dias úteis a mais em junho de 2020 evitaram um resultado pior para o índice. Mais informações e a pesquisa completa em https://www.fiergs.org.br/numeros-da-industria/indicadores-industriais.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

O governo federal calcula uma economia de quase meio milhão de reais com home office no serviço público
INSS deve restabelecer pagamento de aposentadoria por invalidez para segurado que sofre de doença genética rara e incurável
https://www.osul.com.br/pesquisa-da-fiergs-aponta-queda-de-108-na-atividade-da-industria-gaucha-no-primeiro-semestre/ Pesquisa da Fiergs aponta queda de 10,8% na atividade da indústria gaúcha no primeiro semestre 2020-08-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar