Quarta-feira, 03 de junho de 2026
Por Redação O Sul | 4 de abril de 2023
Índice é mais alto que a média nacional, que atingiu 30%
Foto: ReproduçãoPesquisa da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) revela que 47% dos estabelecimentos do Rio Grande do Sul trabalharam no vermelho em fevereiro. O índice é mais alto que a média nacional, que atingiu 30% e é o pior do estado desde janeiro de 2022, quando era 60%.
O levantamento da entidade, realizado entre os dias 20 e 28 de março, questionou os empresários do ramo sobre as razões do resultado negativo. Os principais motivos apontados foram a queda das vendas no mês e a redução do número de clientes. O custo dos insumos e dívidas com empréstimos também foram destacados como fatores decisivos.
“Infelizmente um medo do início da pandemia vem se tornando realidade, as empresas seguraram como podiam e agora acumulam dívidas e empréstimos. Os três últimos meses aceleraram o endividamento”, destaca João Melo, presidente da Abrasel no Estado.
Com dívidas acumuladas, o setor ainda luta para se livrar dos reflexos causados pela pandemia. A pesquisa revela que 37% das empresas possuem despesas em atraso, entre impostos federais e estaduais, encargos trabalhistas e previdenciários, taxas municipais, fornecedores de insumos, serviços públicos como água, gás e energia elétrica, e aluguel atrasado.
Os empréstimos bancários também preocupa 8 em cada 10 estabelecimentos. Apesar do Plenário do Senado aprovar a ampliação do pagamento do Pronampe de 48 para 72 meses, o segmento ainda aguarda novas medidas.
Para o presidente da Abrasel no RS, a perspectiva é de melhora, mas depende do avanço econômico do país. “O cenário econômico precisa melhorar e ter uma definição do que será a conjuntura nacional a partir de agora. É necessário resolver o endividamento do setor, que segue se arrastando desde a pandemia. Esperamos que o governo adote prorrogação de prazos, redução de juros, adiamentos de pagamento ou isenção de impostos”, explica.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Faz o L de Leite…Esses malucos tucanos mandando lacrar tudo na pandemia ainda reelegem esses caras vai entender…