Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Pesquisadores do Museu Nacional resgatam peças egípcias

Compartilhe esta notícia:

AS obras deverão permanecer no Brasil por até 20 anos. (Foto: Reprodução/ Museu Nacional)

Em meio aos escombros do incêndio ocorrido no ano passado, pesquisadores do Museu Nacional conseguiram resgatar peças da coleção egípcia que estão entre os itens mais preciosos do acervo. Entre os artefatos apresentados ontem (7) estão um escaravelho e outros oito amuletos que ficaram lacrados dentro de um sarcófago por mais de 2.700 anos.

O caixão em madeira, onde foi depositada a múmia da sacerdotisa cantora Sha Amun Em Su, foi trazido ao Brasil por Dom Pedro II e era uma de suas peças preferidas. De acordo com pesquisador Pedro Luiz Diniz, o caixão e a múmia foram destruídos no incêndio, mas o desastre expôs as peças que estavam enterradas junto com Sha Amun Em Su. Antes, esses artefatos só haviam sido vistos em uma tomografia. Até o momento, 200 peças já foram retiradas das duas salas onde a coleção egípcia estava. Cerca de 70% da área ainda não foi escavada, o que cria a expectativa de que muitos outros itens possam ser recuperados.D

Segundo a arqueóloga Luciana Carvalho, uma das coordenadores do trabalho, no acervo em geral já foram resgatadas mais de 2.700 peças. Por enquanto, os itens estão sendo apenas retirados e guardados para serem catalogados e restaurados posteriormente. De acordo com o diretor do museu, Alexandre Kellner, o escoramento da estrutura do prédio já está próximo do fim e a previsão é de que a obra de recuperação inicie ainda neste ano.

Entenda

O Museu Nacional tinha o maior acervo de história natural da América Latina e funcionava em um edifício na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, construído por Dom João VI há 200 anos como residência da família real. Apesar do incêndio ter comprometido o interior do casarão, a fachada e estrutura principais permaneceram e o prédio será reconstruído para abrigar o novo museu. Entretanto, para que isso aconteça, o museu ainda tenta levantar recursos. Segundo Kellner, há uma carência imediata de contêineres e materiais de uso diário, como luvas e caixas de armazenamento.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Bolsonaro assina decreto que flexibiliza uso de armas por atiradores, caçadores e colecionadores
Operação Lava Jato cumpre mandados em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/pesquisadores-do-museu-nacional-resgatam-pecas-egipcias/ Pesquisadores do Museu Nacional resgatam peças egípcias 2019-05-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar