Quarta-feira, 07 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 17 de agosto de 2016
Se você acabou de fazer um implante, os pesquisadores da área odontológica aconselham que não fume: fumar aumenta o risco de insucesso do implante dental.
Pesquisadores espanhóis estudaram 66 pacientes que receberam 165 implantes e acompanharam sua evolução durante cinco anos. O índice de insucesso dos procedimentos dentais em fumantes foi de 15,8%, em comparação com apenas 1,4% nos não-fumantes.
“Pessoas que fumam apresentam risco maior de infecção após cirurgia e podem apresentar cicatrização mais lenta”, declarou o médico Arturo Sanchez Perez, pesquisador da Universidade de Murcia, Espanha.
Outro estudo.
Uma outra pesquisa comparou um grupo de fumantes que abandonou o cigarro uma semana antes do tratamento e outro, oito semanas depois da colocação do implante. Os especialistas constataram um índice significativamente maior de sucesso dos implantes entre os que pararam de fumar antes do procedimento do que entre aqueles que largaram o cigarro depois.
“Há evidências crescentes de que o tabaco é ruim tanto para o sucesso inicial como para o sucesso a longo prazo dos implantes dentários”, escreveram os autores. Fumar reduz as funções normais das células, impedindo que a boca cicatrize adequadamente após a cirurgia de implante.
Além do insucesso do implante, há outros riscos para saúde bucal associados ao fumo, como câncer, redução da capacidade de cicatrização da boca, além das gengivites ou inflamação das gengivas.