Sexta-feira, 16 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 21 de novembro de 2018
Porto Alegre vai ganhar a primeira unidade do Rio Grande do Sul da Ottobock Clinical Services, clínica de excelência em reabilitação da marca alemã Ottobock, que é líder mundial no desenvolvimento de soluções inovadoras e componentes para próteses e órteses. A clínica é pioneira no serviço de reabilitação física e motora, oferecendo uma estrutura que alia tecnologia de ponta e um protocolo de atenção à pessoa com deficiência multiprofissional que foi desenvolvido na Alemanha e que hoje é replicado para outros países.
A nova clínica, que antes era a clínica Saramento, tem como principal compromisso ajudar as pessoas que passaram pelo processo de amputação a recuperar sua mobilidade, independência e qualidade de vida através de um atendimento personalizado e individual. A Ottobock conta ainda com outras 3 unidades no Brasil, em Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo. A clínica é pioneira no serviço de reabilitação física e motora, oferecendo uma estrutura que alia tecnologia de ponta e um protocolo de atenção multiprofissional à pessoa com deficiência, desenvolvido na Alemanha e que hoje é replicado em outros países.
“Trabalhamos com alta tecnologia, entretanto a tecnologia por si só não é garantia de sucesso no tratamento. A experiência dos profissionais de reabilitação, equipe técnica engajada e estrutura de atendimento com equipamentos modernos são fundamentais para garantir resultados efetivos. Assim, é preciso que profissionais como fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais estejam aptos a lidar com essa tecnologia para que então possam executar o processo de reabilitação de maneira eficiente e por isso estamos trazendo este conceito pioneiro para Porto Alegre”, explicou Ricardo Oliveira, Diretor Geral da Ottobock Brasil.
Para que o processo de reabilitação aconteça, equipes multidisciplinares com ortesistas, protesistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e os profissionais médicos passam por um treinamento exclusivo, com profissionais Ottobock treinados na Alemanha, assim, os pacientes têm todo o atendimento necessário para a inclusão social na sua plenitude, que envolve atividades laborais e recreativas.
O objetivo do novo centro de excelência Ottobock na capital gaúcha é ser um canal de atenção para pacientes e clientes Ottobock, como também um polo científico para discussão e treinamento para os profissionais envolvidos no processo de reabilitação. Durante a inauguração do espaço, que está localizado no bairro Jardim Botânico, estarão presentes quatro pacientes da Ottobock, uma delas competidora de Crossfit e outras duas nadadoras, que utilizam próteses tecnológicas da marca e que passaram pelo processo de reabilitação.
“É muito satisfatório ver o quanto o trabalho de reabilitação surte efeito na vida dessas pessoas. Perder um membro é sempre um processo traumático, e ao iniciar o trabalho com os pacientes, percebemos o quanto essa reabilitação é muito mais que reaprender a andar ou realizar tarefas rotineiras. É resgatar a autoestima e a vontade de realizar”, conta Claudinei Pereira, supervisor da clínica na cidade.
Apresentação da nova estrutura
A apresentação da nova estrutura da clínica está prevista para o dia 27 de novembro, às 18h30. No dia seguinte, às 09h, a clínica oferecerá um café da manhã com os pacientes da clínica, para que eles possam contar suas histórias e falar mais sobre a experiência de utilização das modernas próteses.
“Queremos reunir a classe médicas e demais interessados para conhecer o processo não só de confecção das próteses, mas, sobretudo, de reabilitação dos pacientes. Nossa clínica está aberta para fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, ortopedistas, protesistas, técnicos, enfim, toda a comunidade médica para que possamos trocar experiências e realizar cada vez mais um trabalho em prol dos pacientes”, finaliza Claudinei.