Domingo, 20 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral PIB do Japão sofre queda histórica e despenca 27,8%

Compartilhe esta notícia:

Japão considera prorrogar o estado de emergência. (Foto: Reprodução)

O Japão sofreu sua maior contração econômica na história no segundo trimestre uma vez que a pandemia de coronavírus esvaziou lojas e derrubou a demanda por carros e outras exportações, ampliando o cenário para uma ação mais ousada de política monetária para impedir uma recessão mais profunda.

O terceiro trimestre seguido de recuo derrubou o tamanho do PIB (Produto Interno Bruto) real para mínimas em uma década, apagando os benefícios conseguidos com as políticas de estímulo do primeiro-ministro Shinzo Abe adotadas no final de 2012.

A terceira maior economia do mundo encolheu 27,8% em dado anualizado entre abril e junho, mostraram dados do governo nesta segunda-feira, marcando a maior queda desde que dados comparáveis se tornaram disponíveis em 1980 e ante expectativa em pesquisa da Reuters de recuo de 27,2%.

Embora a contração tenha sido menor do que a queda de 32,9% nos Estados Unidos, foi muito maior do que o recuo de 17,8% no Japão no primeiro trimestre de 2009, quando o colapso do Lehman Brothers abalou os mercados financeiros globais.

O tamanho do PIB real do Japão encolheu para 485 trilhões de ienes, nível mais baixo desde o segundo trimestre de 2011, quando o Japão ainda sofria com duas décadas de deflação e estagnação econômica.

Embora a economia esteja emergindo após as paralisações terem sido levantadas no final de maio, muitos analistas esperam que qualquer recuperação no trimestre atual seja modesta diante do novo aumento nas infecções

O grande declínio pode ser explicado pela queda no consumo e exportações”, disse Takeshi Minami, economista-chefe do Instituto de Pesquisa Norinchukin.

Espero que o crescimento se torne positivo no trimestre de julho a setembro. Mas globalmente, a recuperação é lenta em todos os lugares excedo na China.”

Por trás da fraqueza econômica do Japão esteve o consumo privado, que despencou um recorde de 8,2% depois que as medidas de contenção do vírus mantiveram os consumidores em casa.

A demanda externa cortou um recorde de 3 pontos percentuais do PIB, uma vez que os embarques para o exterior caíram 18,5%, com as exportações de carros particularmente afetadas.

Economia global

O Japão espera coordenar com os parceiros do G7 a busca de uma contenção rápida da pandemia de coronavírus e uma forte recuperação na economia global, disse o ministro das Finanças japonês, Taro Aso, nesta segunda-feira.

Aso fez o comentário a repórteres depois de participar de uma reunião por telefone com líderes financeiros das economias avançadas do G7.

Eu disse na reunião do G7 que devemos buscar um equilíbrio entre a necessidade de conter a pandemia e manter a economia em movimento”, afirmou Aso. As informações são da agência de notícias Reuters.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Justiça decide que shopping deve indenizar transexual impedido de entrar em cinema
Bordéis abrem as portas na Alemanha, mas sexo não está permitido
https://www.osul.com.br/pib-do-japao-sofre-queda-historica-e-despenca-278/ PIB do Japão sofre queda histórica e despenca 27,8% 2020-08-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar