Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Piloto morre após queda de avião de pequeno porte no interior de São Paulo

Compartilhe esta notícia:

O piloto Sérgio Roberto Alonso, de 74 anos, morreu no sábado (7). (Foto: Reprodução)

O piloto Sérgio Roberto Alonso, de 74 anos, morreu no sábado (7), após avião de pequeno porte que pilotava cair entre Lençóis Paulista e Areiópolis, no interior de São Paulo, pouco depois das 14h. Sérgio também era advogado, e chegou a atuar no caso Marília Mendonça, em 2021.

Na ocasião, Sérgio atuou como advogado da família de Geraldo Martins de Medeiros, piloto da aeronave que levava a cantora Marília Mendonça e caiu em novembro de 2021, perto de Piedade de Caratinga, em Minas Gerais. Os dois e todos os outros que também estavam a bordo morreram: o produtor Henrique Ribeiro, seu tio e assessor Abicieli Silveira Dias Filho e o copiloto do avião, Tarciso Pessoa Viana. Em outubro do último ano, ao concluir a investigação sobre o acidente aéreo, a Polícia Civil de Minas Gerais afirmou que os pilotos da aeronave agiram com “imprudência e negligência”.

Antes, em maio, foi divulgado o relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), sobre o acidente aéreo, que confirmou que o avião caiu após colidir com um cabo de energia da Companhia de Energia de Minas Gerais (Cemig). Para Sérgio, à época, o documento atestava a responsabilidade da Cemig no acidente, apesar de também apontar “avaliação inadequada” por parte do comandante do bimotor.

Especialista em direito aeronáutico e em direito internacional, Sérgio também era membro da Sociedade Brasileira de Direito Aeronáutico e Espacial, com experiência nos ramos dos direitos do trabalho, aeronáutico e agência reguladoras, além de ser sócio do escritório Riedel de Figueiredo e Advogados Associados.

Fabricado em 1982, o planador que Sérgio pilotava é um modelo ASW20 da empresa Alexander Schleicher e tem capacidade para uma pessoa. Além disso, a aeronave só tem uso permitido para voos privados de instrução, segundo o registro da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A Polícia e Anac investigam os motivos do acidente.

Helicóptero desaparecido

As buscas pelo helicóptero que desapareceu em São Paulo completaram uma semana neste domingo. A área total de buscas é de cinco mil quilômetros quadrados e a ação tem sido parcialmente prejudicada pelo relevo montanhoso da região e pelas condições meteorológicas, mas a Força Aérea Brasileira conta com equipe especializada e equipamentos com tecnologias específicas para a missão.

O local onde a aeronave fez um pouso de emergência antes de retomar voo e desaparecer foi encontrado pela Polícia Civil nesse sábado, mas não há vestígios das vítimas ou de destroços do helicóptero na área. O ponto fica em Paraibuna (SP), próximo a uma represa.

A FAB informou que o helicóptero H-60 Black Hawk, do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação, foi integrado à equipe de buscas no sábado, com nove tripulantes. A aeronave é um helicóptero militar multimissão de médio porte, sendo usado em larga escala para infiltração de tropa e para missões de resgate e busca e salvamento. Segundo a FAB, ele pode percorrer até 295 quilômetros em apenas uma hora.

Responsável por realizar a ação de Busca e Salvamento de aeronaves e embarcações desaparecidas em todo território nacional, o Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação também atua, nesta missão, com a aeronave SC-105 Amazonas e 15 tripulantes especializados a bordo.

O SC-105 Amazonas possui um radar capaz de realizar buscas sobre terra ou mar, com alcance de até 360 quilômetros. Um sistema de comunicação via satélite também permite o contato com outras aeronaves ou centros de coordenação de salvamento (Salvaero), mesmo em voos a baixa altura.

A aeronave ainda conta com um sistema eletro-óptico de busca por imagem e por espectro infravermelho. Isso permite realizar buscas pelo calor, permitindo detectar, por exemplo, uma aeronave encoberta pela vegetação ou uma pessoa no mar.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Bolsa Família contribui para desestimular a procura por emprego
Acidente entre ônibus de turismo e caminhão deixa 25 mortos na Bahia
https://www.osul.com.br/piloto-morre-apos-queda-de-aviao-de-pequeno-porte-no-interior-de-sao-paulo-2/ Piloto morre após queda de avião de pequeno porte no interior de São Paulo 2024-01-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar