Quarta-feira, 19 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 18 de novembro de 2025
Em audiências públicas nas cidades de Gramado (Serra Gaúcha) e Taquara (Vale do Paranhana), o governo do Rio Grande do Sul detalhou nessa terça-feira (18) o plano da concessão do chamado “Bloco 1” de rodovias à iniciativa privada – projeto que abrange estradas das duas regiões, bem como do Litoral Norte. Os encontros contaram com a presença de prefeitos, secretários municipais, vereadores, empresários e representantes de entidades locais, dentre outros segmentos da população.
Ambas as audiências fazem parte da etapa de consulta pública, que prossegue até dezembro para aprofundar o debate sobre o projeto, que tem por base um contrato de 30 anos. O Bloco em questão totaliza quase 455 quilômetros de extensão e prevê a construção de uma nova rodovia, a ERS-010, e conta com trechos das estradas ERS 020, 040, 115, 118, 235, 239, 466 e 474.
Foram objeto de questionamento a localização dos pórticos de pedágio, o funcionamento da modalidade “free flow” (sem cobrança por meio de cancela), o valor das tarifas e a extensão dos trechos duplicados na região. Também estiveram na pauta os prejuízos registrados nos municípios após as enchentes.
“Essas rodovias atendem 34% da população gaúcha e foram, direta ou indiretamente, afetadas pela tragédia climática de 2024”, dimensiona o texto publicado no portal estado.rs.gov.br. “Ao longo das três décadas de concessão, o investimento será de R$ 6,41 bilhões. Nos primeiros dez anos, os recursos aportados serão de R$ 4,86 bilhões. O governo do Estado irá investir R$ 1,5 bilhão, via Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).”
O secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, que esteve à frente da apresentação do projeto, ressaltou durante uma das audiêncis:
“Este é um dos momentos mais importantes da etapa de consulta porque essas discussões permitem que a proposta seja aprimorada. Sabemos que os investimentos em infraestrutura das últimas décadas não estiveram à altura do potencial dessas regiões e por isso buscamos um novo modelo de investimento”.
Já o secretário de Comunicação, Caio Tomazeli, enfatizou a importância do projeto para as áreas abrangidas no mapa gaúcho:
“Sabemos que as cidades dessa região, como Gramado e Canela, esperam há vinte anos para discutir um projeto desse tamanho para a infraestrutura da região. Essas cidades mudaram e cresceram muito, mas a estrutura rodoviária não acompanhou. Temos agora a chance de realizar esse debate e apresentar uma proposta a partir da concessão”.
Próximas audiências
Na próxima terça-feira (25), outras duas audiências públicas serão realizadas na Região Metropolitana. As cidades escolhidas são Gravataí (9h30min) e Novo Hamburgo (15h30min).
Durante a etapa de consulta pública, os interessados podem participar também de maneira remota através de formulário no site sobre o Bloco 1. Além disso, os interessados também podem enviar sugestões por e-mail. Os detalhes podem ser conferidos no site parcerias.rs.gov.br.
(Marcello Campos)
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