Quinta-feira, 21 de Janeiro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
26°
Mostly Cloudy / Wind

Dicas de O Sul Plataforma de cultura e empreendedorismo CEIA é inaugurada em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Iniciativa reunirá exposições, shows, experiência com realidade virtual, e debates sobre a conexão entre a arte e o empreendedorismo

Foto: Divulgação
Iniciativa reunirá exposições, shows, experiência com realidade virtual, e debates sobre a conexão entre a arte e o empreendedorismo. (Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira (27), o Farol Santander Porto Alegre inaugura o CEIA (Cultura, Empreendedorismo, Inovação e Arte), plataforma física e virtual de reflexão sobre arte, cultura, inovação e empreendedorismo. Instalada no Átrio do Farol, o local reunirá, no período de nove meses, uma agenda de exposições de artes visuais, shows, palestras, debates e atividades de realidade virtual.

Ainda contará com outras iniciativas independentes como workshops, espaços para trabalho compartilhado e ambientes multiuso para experiências que coloquem a arte e a cultura em contato direto com o empreendedorismo e a inovação. O projeto, criado e gerido pelo BS Project, recebe financiamento da Lei de Incentivo à Cultura, por meio do Pronac (Programa Nacional de Apoio à Cultura) e patrocínio do Santander Brasil.

“Somos uma multiplataforma viva com o intuito de conectar o universo da arte e da nova economia através da inovação. Vamos instalar em Porto Alegre um ambiente de compartilhamento, de novos modelos e formatos, espaço para usar a criatividade e quebrar paradigmas. Abrimos as portas de um espaço restrito oportunizando acesso de todos, que serão impactados com temas necessários para o presente e futuro”, afirma João Ramos, sócio-fundador do BS Project.

De novembro a agosto de 2021, o CEIA realizará atividades ligadas à cultura, à arte e à inovação. Durante este período, terá três exposições de arte visuais. A primeira intervenção é do artista visual Vicente de Mello.

Outras propostas abertas serão nove apresentações de shows musicais, nove palestras com convidados locais e nacionais e experiência com realidade virtual. Esse conjunto de atrações contará com a democratização de acesso, ou seja, acessibilidade a todos. Entre elas, por exemplo, rampas para deslocamento entre os ambientes e instrutores de libras durante os eventos, além da aplicação dos protocolos de segurança e saúde de acordo com as regras de flexibilização econômica da cidade.

“CEIA chega para completar os pilares que fazem parte do Farol Santander ser um polo de cultura, lazer, inovação e empreendedorismo. A plataforma vibrante CEIA traz ao que há de mais inovador no mundo, unindo entretenimento com estímulo aos novos negócios. Faz parte da nossa responsabilidade com a sociedade em seguir promovendo discussões e expressões contemporâneas e também a ajudar a dar ainda mais vida e a importância merecida ao centro da capital gaúcha”, afirma Patrícia Audi, vice-presidente Executiva de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander Brasil.

SERVIÇO:

“Inauguração CEIA – Exposição Pli selon pli”

27 de novembro de 2020

Horário de funcionamento

Segunda a sexta, das 09h às 19h

Local: Farol Santander Porto Alegre

Endereço: Rua Sete de Setembro, 1028 – Centro Histórico

Site Farol Santander: farolsantander.com.br

Site CEIA: www.ceia.co

Site ARTE.LAB: www.arte-lab.co

 

 

A exposição “Pli selon pli”, do artista paulista Vicente de Mello, abre oficialmente a temporada e terá entrada franca para os visitantes do CEIA. A instalação composta pelo registro de postes, em diversas posições, observados contra um céu neutro que os reduz a um simples traço-desenho. A tradução do título é dobra sobre dobra, e a obra evoca a peça homônima do compositor e maestro francês Pierre Boulez, composta entre 1957 e 1962 para soprano e orquestra.

“Essa peça musical me fascinou por sua similaridade sonora com uma sequência fotográfica – lembra pequenos flashes de luz incidindo sobre filmes velados, que não imprime imagens, entretanto, continua recebendo a ação da luz”, observa Vicente de Mello.

“Pli Selon pli” foi criada em 2008, na residência artística Open Projects, em Varsóvia. Sua primeira versão foi apresentada no Projeto Parede/MAM, em 2010, e, em seguida, na Cidade das Artes, em 2016, em impressão lambe-lambe. Em 2017, a proposta se desdobrou em um painel de azulejo de 65 m², comissionado pelo Sesc 24 de Maio.

A capacidade de público no CEIA seguirá os protocolos de segurança do Farol Santander Porto Alegre, que atualmente está em 25% do total. O local estará aberto de segunda a sexta, das 9h às 19h e não é necessário reservar horário antecipadamente.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Dicas de O Sul

Ludmilla grava DVD “Numanice” no topo do Pão de Açúcar
Sônia Braga entra na lista de melhores atores do século do The New York Times
Deixe seu comentário
Pode te interessar